NBC Universal Tem Novo Dono


As ações da rede NBC vinham sendo negociadas há alguns meses pelos conglomerados Comcast e General Electric. Até agora, a NBC pertencia à Vivendi, com 20% das ações, e GE, que detinha 80%. Com a compra das ações, a rede e seu conglomerado passa a ser de propriedade da Comcast, que detém 51% das ações, e da GE, que agora detém 49%. Sendo que a GE tem o prazo até setembro de 2010 para pagar pelas ações da Vivendi, caso contrário a Comcast terá o direito de comprar a parte da Vivendi, aumetando seu domínio.

O resultado desta transação leva a NBC Universal a fazer parte de um conglomerado ainda maior o qual reúne canais a cabo, redes regionais de canais esportivos, várias empresas de serviços digitais e parques temáticos. O mais importante é que a NBC terá agora à sua disposição meios para competir no mundo digital que incluem televisão, internet e cinema. Lembrando que a NBC é ligada ao USA Network, SyFy, Bravo e E!, e outros canais a cabo. A rede NBC também mantém várias afiliadas em outros países do mundo, como México, Espanha, Chile e Itália. No Brasil, a Rede Record é afiliada à rede NBC.

Ainda não se sabe que tipo de mudanças ocorrerão dentro da nova empresa ou como elas afetarão a programação e o público. De qualquer forma, vale a pena lembrar que o lema da Comcast é "em qualquer lugar a qualquer momento". A empresa, fundada em 1963, se tornou um dos maiores provedores de TV a cabo, de Internet e de telefonia dos EUA, tendo cerca de 25 milhões de assinantes para serviços de TV a cabo e mais de 15 milhões de assinantes para acesso à Internet.


Breve Histórico da NBC

A NBC é uma das pioneiras no ramo da televisão americana, pois através da RCA, ela foi uma das empresas que mais investiu no desenvolvimento do veículo em seus primórdios; época em que a televisão não passava de uma idéia: criar um aparelho que pudesse transmitir som e imagem, ou melhor dizendo, um rádio com imagens.

O invento da televisão começou a tomar forma na década de 20, quando algumas experiências passaram a ser realizadas na Inglaterra e Estados Unidos. Entre as empresas que investiam nesse novo veículo estavam a GE (General Electric), empresa de eletrodomésticos; e a RCA (Radio Corporation of America) uma das maiores empresas de rádio dos EUA. Assim, em 20 de julho de 1928 a RCA criou a empresa NBC, que se tornaria um dos primeiros canais oficiais de televisão americano.

Ao longo dos anos 30 a NBC cresceu de tal forma que chegou ao ponto de ser acusada de monopólio. Em função disso, o FCC, órgão que regulariza o veículo nos EUA, obrigou a rede NBC a se dividir. Daí surgiu a rede ABC em 1940, que se tornaria uma de suas concorrentes, juntamente com a CBS.

Foi a rede NBC que transmitiu uma das primeiras imagens oficiais no país, com a Feira Mundial em 1939; também foi a NBC que forçou o FCC a oficializar o início das transmissões comercias da televisão em 1945; com isso tornou-se possível a exibição de comerciais pagos o que viabilizou a produção televisiva.

Além disso, a NBC foi a segunda rede de televisão a fazer experiências com transmissões à cores, em 1953, tornando-se a primeira a transmitir oficialmente em cores em 1963, chegando em 1965 com 95% de sua programação à cores. Isto fez com que os demais canais adotassem o sistema em 1966, o que levou a transmissão da televisão americana a tornar-se oficialmente colorida.

O envolvimento da NBC com a Universal teve início nos anos 50, época em que o canal produzia programas em parceria com a Revue Studios, de propriedade da MCA, que alugava os estúdios da Universal. Em 1962 a MCA comprou a Universal.

Em 1986, a NBC foi vendida à GE, no entanto, ela começou a entrar em declínio a partir do ano 2000, época em que a francesa Vivendi comprou a MCA/Universal. A Vivendi é uma empresa que desde 1986 atua no ramo das telecomunicações, sendo a proprietária da brasileira GVT.

Assim, em 2003 a GE uniu-se à Vivendi, criando a NBC Universal em 2004, da qual a GE detinha 80% das ações. Agora, com a venda para a Comcast, a GE perde força no comando da empresa, que passa para o controle da Comcast.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)