Giro Pelo Mundo: Polônia

Continuando nossas postagens sobre séries produzidas em outros países, gostaria de comentar uma produção que foi lançada em DVD no Brasil este mês. Trata-se de "Decálogo/Dekalog" série de 1987-1988 que teve dez episódios.

Considerada por Stanley Kubrik como uma obra prima da televisão européia, a série filmada em 16 mm tem uma abordagem antológica, na qual cada episódio traz histórias, atores e personagens independentes um do outro, unidos apenas pelo tema e pelo local. Cada história apresenta uma situação vivida por um personagem que mora em um dos apartamentos de um prédio residencial.

Episódio 1

O tema no qual cada episódio se baseia são os 10 mandamentos bíblicos; não de forma literal ou teológica, mas de forma filosófica apresentadas em situações possíveis de ocorrerem no dia-a-dia. Eles são usados como referência para a história de cada episódio, que segue a ordem numérica em relação aos mandamentos do ponto de vista católico.

Por exemplo, o primeiro episódio desenvolve uma situação com base no mandamento "amarás a Deus sobre todas as coisas". Na história temos um menino que está dividido entre a razão científica representada por seu pai, e a fé religiosa, representada por sua tia. Em outro episódio, temos uma história desenvolvida com base no mandamento "honrarás pai e mãe", na qual uma jovem se descobre apaixonada por seu pai.

Outra ligação curiosa entre os episódios é a presença quase imperceptível, de um personagem que estrelou outra história. Por morarem no mesmo prédio, podemos ver um personagem do primeiro episódio passando por uma porta em outro episódio; ou um morador, que terá sua história contada no próximo episódio, antecipando sua presença ao trocar duas palavras com o personagem do episódio anterior; e assim por diante. Também presente, um misterioso personagem que observa algumas histórias acontecendo, mas nunca interfere.

Episódio 4

Assassinatos, adultérios, sedução, roubo, mentiras são algumas das situações e comportamentos humanos explorados por esta série criada por Krzysztof Piesiewicz e Krzysztof Kieslowski (de "A Dupla Vida de Véronique" e "Trilogia das Cores"), que dirigiu e produziu todos os episódios. A beleza da fragilidade humana e sua complexidade são apresentados em imagens belíssimas, excelentes interpretações (tanto dos adultos quanto das crianças), acompanhadas de uma narrativa sensível sobre a vida de pessoas que passam por momentos de crise.

Devagarzinho os roteiros levam o telespectador a se envolver na vida desses estranhos personagens que nos contam suas histórias de uma forma silenciosa, mas repleta de dor e questionamentos. Querendo ou não as situações que vivem nos levam à uma reflexão sobre o sentido da vida e a natureza humana e sua dificuldade em pregar os mandamentos no cotidiano. Uma obra de arte que precisa ser conferida!

Episódio 6

A lista dos episódios é a seguinte:

1. Amarás a Deus Sobre todas as Coisas: Um menino de 10 anos fica dividido entre a crença científica do pai, um professor universitário, e a fé religiosa de sua tia.

2. Não invocarás o Santo Nome de Deus em vão: Mulher engravida de seu amante e resolve abortar, caso seu marido, gravemente doente, se recupere.

3. Cuidarás domingos e festas de guarda: Um homem de família abandona seus deveres na véspera de natal para ajudar uma ex amante que está em crise.

4. Honrarás pai e mãe: O relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos sofre alterações quando esta descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.

5. Não matarás: Um assassinato brutal une três personagens: um desocupado, um taxistas e um advogado idealista.

6. Não cometerás adultério: Um jovem tímido e inocente espia, pela janela, sua vizinha, por quem se apaixona.

7. Não roubarás: Moça entrega seu bebê para a mãe criar e se passa por irmã da criança. Anos mais tarde ela se arrepende e decide raptar a menina.

8. Não levantarás falsos testemunhos: Pesquisadora judia encontra-se com uma professora de ética que há 45 anos negara-lhe ajuda durante a 2ª Guerra, pois sendo católica não podia cometer falso testemunho.

9. Não desejarás a mulher do próximo: Um homem que ficou impotente descobre que a esposa tem um amante, o que dá início a uma série de conflitos.

10. Não cobiçaras coisas alheias: dois irmãos herdam uma coleção de selos, mas vendem os selos mais valiosos antes de saberem seu verdadeiro valor.

Os episódios 5 e 6 foram lançados como filmes para o cinema sob os títulos de "Não Amarás" e "Não Matarás". A série consagrou o diretor a nível internacional, sendo lançada agora oficialmente em um box de DVD com quatro discos, que ainda trazem dois documentários sobre o diretor e um de seus curta metragens, "O Escritório".

Confira abaixo trecho do episódio 5:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)