terça-feira, 10 de novembro de 2009

Biografia: Eric McCormack

No episódio de Law & Order: SVU que vai ao ar hoje à noite na Universal, o ator famoso por seu papel em Will & Grace fará uma participação especial. Em Doce/Sugar, ele é suspeito do assassinato de uma garota de programa.


Aproveitando sua participação na série Lei e Ordem: SVU, faremos uma retrospectica da vida e carreira do ator que encontrou o sucesso interpretando Will Truman, em Will & Grace. É claro que ele não surgiu do nada. McCormack iniciou como ator Shakespeareano nos palcos de Toronto, Canadá onde nasceu no dia 18 de abril de 1963. O mais velho dos três filhos de Doris e Keith McCormack começou a se interessar pela arte ainda na escola, após participar das peças Godspell e Pippin na Stephen Leacock Collegiate Institute. Depois de cursar a Ryerson University’s School of Theatre, ele participou de diversas produções teatrais, até que em 1985, juntou-se ao Stratford Shakespeare Festival. Nas cinco temporadas que esteve no festival, ele fez Sonhos de uma Noite de Verão, Henry V, Murder in the Cathedral e Three Sisters. Em 1991, fez Burn This, no Manitoba Theatre Centre, e Biloxi Blues, no Royal Alexandra Theatre. Essa experiência lhe mostrou que ser ator clássico não era o que ele queria.

Eric mudou-se então para os Estados Unidos, fazendo sua estreia na TV americana em 1991, em um episódio da série Top Cops, da CBS. No ano seguinte, apareceu no filme The Lost World e na sequência, Return to the Lost World. Em 1993, a carreira na TV começou a acelerar com participações regulares na série Street Justice. No ano seguinte, fez alguns testes para o papel de Ross Geller, de Friends, mas acabou sendo contratado para a série Lonesome Dove e a continuação, Lonesome Dove: The Outlaw Years, intepretando o Coronel Francis Clay Mosby. A série filmada no Canadá, tinha no elenco nomes conhecidos como Robert Culp (O Super-herói Americano/The Greatest American Hero) e Diahann Carroll (Júlia e Grey’s Anatomy). Durante a produção dessa série, ele conheceu Janet Leigh Holden, com quem se casou em agosto de 1997. Eles têm um filho chamado Finnigan Holden McCormack, nascido em julho de 2002.

Seu desempenho em Lonesome Dove também chamou a atenção dos produtores de Highlander, o que levou a uma participação no episódio Manhunt, de 1996. No papel de um agente imortal que persegue assassinos, McCormack quase conseguiu sua própria série derivada (spinoff). No ano seguinte, novamente, ele quase consquistou um papel na série Jenny, mas sua participação ficou apenas no piloto. Nesse período, surgiram oportunidades nas séries cômicas Veronica’s Closet (1997) e Ally McBeal (1998), entre outras.

Em 1998, participou de Free Enterprise, filme que mexeu com os trekkers. Nele, McCormack interpreta um cineasta que encontra seu grande herói, William Shatner, em uma participação divertida, gozando de sua própria imagem de ídolo. O filme ganhou quatro prêmios em 2000, incluindo um Saturn Award, concedido à ficção científica, fantasia e ao terror. Quando surgiu a ideia de uma continuação, McCormack não pôde aceitar, pois vencera a disputa com John Barrowman (Torchwood) na disputa pelo papel do charmoso advogado gay na bem-sucedida série cômica Will & Grace, da NBC. Durante suas oito temporadas, a série recebeu inúmeros prêmios e indicações, entre eles o Emmy, o Golden Globe e o Screen Actors Guild, e atraiu diversos atores famosos.


Em 2001, ano em que recebeu seu primeiro Emmy de melhor ator, por Will & Grace, McCormack fez sua estreia na Broadway, no papel do vigarista simpático, Harold Hill, em The Music Man. Ele repetiu o repertório desse musical no ano seguinte em um dos espetáculos de uma série de concertos no Hollywood Bowl, em Los Angeles. Em 2004, compôs e gravou a canção Living with Grace para o CD de Will & Grace, que vocês podem assistir no vídeo abaixo. Em 2006, após o cancelamento da série, retornou à Broadway com a peça Some Girls, ao lado de Fran Drescher (The Nanny). Nesse mesmo ano, ele produziu e estrelou a série cômica Lovespring International, através da Big Cattle Productions, produtora formada em 2004 com Michael Forman. O projeto, no entanto, não passou de 13 episódios.


Em 2008, a minissérie The Andromeda Strain, do A&E, não agradou muito a crítica. No papel do repórter viciado Jack Nash, ele deu vida ao personagem criado pelo escritor Michael Crichton. Seu retorno às séries ocorreu em janeiro deste ano, na TNT, com Trust Me, sobre uma agência de propaganda, onde dois colegas vêem seu relacionamento mudar quando um deles (McCormack) é promovido. Apesar de começar com boa audiência, a série não conquistou o público e foi cancelada após 13 episódios.

(cliquem para amplicar)



Desde então, ele já participou do musical The Fantasticks, no Freud Playhouse, na universidade de UCLA; da comédia My One and Only; da série cômica The New Adventures of Old Chistine; e de Law & Order: SVU, cujo episódio poderemos assistir hoje à noite. O episódio é o segundo da temporada 11, e foi ao ar na TV americana dia 30 de setembro.


The Fantascticks

The New Adventures of Old Christine

O vídeo abaixo, mostra entrevistas com McCormack e o elenco de Law & Order: SVU.


O ator, que desde 1999 tem cidadania americana, também dedica seu tempo às causas sociais. Ele está envolvido, por exemplo, com o Project Angel Food, instituição com base em Los Angeles e no Canadá, e a Multiple Myelonoma Research Foundation, organização de pesquisa para a cura do câncer. Ele também apóia o casamento entre gays, tendo se pronunciado contra a Suprema Corte da Califórnia, quando esta proibiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Eric com a esposa e o filho

Nenhum comentário:

Copyright@ 2006-2010 - Revista TV Séries. Textos com seus direitos reservados.