segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Trabalho dos Paramédicos em Trauma

O canal que lançou "Emergência" no início dos anos 70 retorna ao tema dos paramédicos com seu novo drama, "Trauma", que estréia esta noite nos EUA. Mesclando ação e aventura com situações médicas, a série gira em torno de um grupo de paramédicos vivendo em São Francisco onde com o auxílio de um helicóptero, resgata feridos de acidentes ou pacientes em situações críticas.

Criada por Dario Scardapane e Peter Noah, de "The West Wing", a série traz Cliff Curtis, como Reuben, um piloto de helicóptero que logo no início do piloto sofre um grave acidente. Passado um ano, ele agora se torna destemido em sua função, arriscando-se muitas vezes sem necessidade, acreditando ser invencível.

Também na equipe estão Anastasia Giffith, de "Damages", como Nancy, uma enfermeira que faz faculdade de medicina; Jamey Sheridan, como Dr. Joseph Saviano, mentor de Nancy; Derek Luke, como Cameron Boone, casado e pai de família que não perde uma chance de passar uma cantada em alguma bela vítima que ajuda a resgatar; Aimee Garica, como Marisa Benez, a novata da turma; e ainda Kevin Rankin, como Tyler Briggs, Taylor Kinney, como Glenn Morrison, e Alice Kung como a Dra. Beale, entre outros.

A série produzida por Peter Berg, de "Friday Night Lights", entre outros, não foi bem recebida pela crítica americana, que apontou o excesso de cenas de ação, desenvolvimento de trama e diálogos fracos e personagens caricatos, com uso sem criatividade de clichés.

O fato é que "Trauma" tenta unir dois gêneros de grande receptividade de público: o drama médico e as produções de ações com muitas explosões e carros correndo.

A produção de séries focada na vida de paramédicos não é muito comum na TV americana em função do alto custo em mantê-la. Essencialmente filmadas em externas, dependendo a cada episódio de cenas que simulam acidentes, seguidas das cenas do resgate das vítimas, geralmente em situações complicadas, para só depois serem atendidas nos hospitais, faz com que o custo seja proibitivo. Por isso mesmo a série é recebida com certa surpresa pela mídia tendo em vista as dificuldades financeiras que a televisão vem vivendo nos últimos dois anos decorrentes da crise econômica. Depois de tantas séries tendo seu orçamento reduzido para continuar a serem produzidas, "Trauma" não parece ter este problema.

Kevin Tighe e Randolph Mantooh em "Emergência"

A NBC, que agora estréia "Trauma", abriu o caminho na TV americana para este tema ao exibir a série "Emergência" de 1972 a 1979, clássico do gênero. Criada e produzida por Jack Webb, a série se tornou um clássico e ferramenta de pressão junto ao Congresso Americano para ter aprovada uma lei que permitia aos bombeiros prestarem os primeiros socorros no local das ocorrências, dispensando a presença permanente de um médico ou enfermeira treinados. Os próprios bombeiros eram treinados e orientados via rádio para realizar os procedimentos médicos.

Até então, equipes de socorro precisavam levar consigo um médico até o local de resgate para que as vítimas pudessem ser atendidas apropriadamente. Quem não levava um médico junto, não podia fazer muita coisa, pois não tinha treinamento para isso. Assim, as vítimas eram resgatadas, mas muitas vezes chegavam mortas nos hospitais.

Com "Emergência" que precedeu a lei, a qual já estava tramitando no Congresso, o público tinha semanalmente uma amostra do que era possível ser feito nos locais de acidentes. Os bombeiros Roy DeSotto (Kevin Tighe) e Johnny Cage (Randolph Mantooth) agiam como os paramédicos na primeira parte de cada episódio, com o suporte de médicos via rádio. A segunda parte desenvolvia o atendimento das vítimas no hospital.

Elenco de "240-Robert"

Depois de "Emergência" veio "240-Robert", com Mark Harmon, John Bennett Perry e Joanna Cassidy, que depois foi substituída por Pamela Hensley. Harmon também deixou o elenco na segunda temporada dando lugar a Stephen Burns. A série, produzida entre 1979 e 1981 apresentava um grupo de resgate do Departamento do Xerife de Los Angeles, que utilizavam carro equipado e um helicóptero.

Depois veio "Trauma Center", em 1983, sobre um hospital que atendia emergência, tendo dois paramédicos em uma ambulância fazendo as maiores peripécias para resgatar as vítimas e levá-las ao hospital com vida. Entre 1999 e 2005 vimos "Third Watch", que dividia suas histórias entre grupos de policiais, bombeiros e paramédicos.

Elenco de "Third Watch"

Tanto "Emergência" quanto "Third Watch", eram da NBC e fizeram grande sucesso. A primeira durou sete temporadas e a segunda teve seis. Agora o canal espera repetir a dose.

Confira fotos aqui e aqui.
Confira os cartazes aqui.

Os títulos dos primeiros episódios são:

01. Piloto
02. Bad Day at Work
03. All's Fair
04. Stuck
05. Masquerade
06. M'aidez


Nenhum comentário:

Copyright@ 2006-2010 - Revista TV Séries. Textos com seus direitos reservados.