Globo não Sabe o que é Seriado

A coluna Outro Canal da Folha de São Paulo de hoje publicou uma notícia que me deixou surpresa. Segundo a nota a emissora decidiu anunciar a produção de "Cinquentinha" como minissérie e não mais como seriado de TV.

O motivo divulgado revela ignorância. Segundo Manoel Martins, diretor geral de entretenimento da emissora, a mudança ocorreu porque a produção apresenta episódios com histórias contínuas o que a desqualificaria como seriado e a qualificaria como minissérie pois, na opinião dele, para ser seriado seria preciso que a produção oferecesse episódios fechados.

Alguém precisa informar ao pessoal da Globo que seriado é justamente isso, histórias contínuas. O termo vem do inglês, "serial", que sugere continuidade. O termo surgiu dos seriados do cinema (movie serials), que apresentavam aventuras as quais terminavam em cliffhangers. Estes, por sua vez, tiveram origem nas histórias em quadrinhos, que publicavam histórias serializadas, e também do rádio.

O termo séries é que é utilizado, ou define a produção de episódios fechados. Já as minisséries são as histórias contínuas desenvolvidas em um número pré-estabelecido de episódios, que gira em torno de 2 a 10, sem intenção de continuar após a produção dos episódios previstos.

A não ser que "Cinquentinha" esteja pré-estabelecida como uma produção que irá durar apenas os 8 episódios divulgados, ela não se qualificaria como minissérie. De qualquer forma, a definição de termos atribuída à Globo não tem lógica.

Comentários

Fernando Gomes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Gomes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
realmente tive o mesmo pensamento q o seu Fernando Gomes... e fico revoltado com a falta tato de quem lida com esse tipo de ''produto'' da tV....lamentavel!
Arnaldo disse…
O pessoal da Globo está precisando conhecer o “Revista TV Séries”...
Acho que vou mandar um link...
Fernanda Furquim disse…
A Rede Globo entrou em contato conosco no dia 10 de setembro para informar que a produção "Cinquetinha" passará a ser divulgada como minissérie porque ela terá apenas oito episódios produzidos com uma trama contínua.

Agradecemos a atenção da emissora em se pronunciar a respeito do assunto que surgiu de um comentário feito sobre uma matéria publicada em jornal de circulação nacional.

Contudo, o texto publicado na Folha de São Paulo é claro: o motivo da mudança teria sido feita porque para ser seriado a produção teria que ter histórias com episódios fechados.

Talvez a Globo devesse entrar em contato com a Folha.
Anônimo disse…
Bem, agora quem ficou mais perdida fui eu!!!
Estou acompanhando o "seriado" americano Damages, com a Glen Close, etc. Ao pesquisar na net os dias e horários, não consegui encontrar. Será que eu o problema é comigo?

Adoraria receber tal informação.

Atenciosamente,

CLAUDIA
Fernanda Furquim disse…
Cláudia, a Globo trata séries americanas como tapa buraco em sua programação, especialmente aquelas exibidas de madrugada. Portanto não espere um dia e horário certo para assistir Damages neste canal. Sugiro que procure o DVD em uma locadora mais próxima. A segunda temporada sai em janeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)