Assassinato Por Escrito Faz 25 Anos


A viúva Jessica Fletcher é uma professora aposentada que vive na pequena cidade de Cabot Cove em Maine, na costa leste dos Estados Unidos, e dedica parte de seu tempo a escrever romances de mistério. O resto do tempo ela passa resolvendo mistérios de verdade. Este é o personagem interpretado por Angela Lansbury na série policial Assassinato Por Escrito/Murder She Wrote, criada por Peter S. Fischer, Richard Levinson e William Link para a rede CBS em 1984.

O primeiro encontro de Levinson e Link com o tema ocorreu em 1975, ao criarem a série policial Ellery Queen, cujo cancelamento com apenas uma temporada deixou na dupla o desejo de reaproveitar a fórmula. Eles o fizeram trocando o gênero do personagem, que era um jovem bonito, distraído e pedante interpretado por Jim Hutton, e tornou-se uma senhora viúva e simpática com vocação para detetive amador. Para quem se acostumou com Angela Lansbury, talvez seja difícil imaginar outra atriz como Jessica Fletcher. Mas na verdade, ela não foi a primeira opção para o papel, ele foi oferecido primeiro às atrizes Jean Stapleton (Tudo em Família/All in the Family), que o recusou porque não queria comprometer-se com outra série, e a Doris Day.


Tudo começa em The Murder of Sherlock Holmes, quando seu sobrinho Grady (Michael Horton) encontra um de seus manuscritos e decide enviá-lo a uma editora sem ela saber. O sucesso do romance leva Jessica a uma turnê promocional, durante a qual ela visita à mansão do editor e se envolve em um crime. Principal suspeito: Grady. Seus misteriosos casos frequentemente envolvem um amigo ou parente indevidamente acusado de assassinato.

Em estilo Agatha Christie, elas os resolve com a assistência do Dr. Seth Hazlitt (William Windom) e do Xerife Amos Tupper (Tom Bosley), que deu lugar ao xerife Mort Metzger (Ron Masak), quando Tom Bosley abandonou a produção na quarta temporada para estrelar sua própria série de mistérios, Father Dowling Mysteries (1989-1991). Minutos antes do final de cada episódio, Jessica repentinamente percebe uma última pista e anuncia que sabe quem é o assassino. Ela o confronta enquanto as autoridades observam secretamente, à espera de uma confissão.


Esquerda: Lansbury com John Astin, William Windom e Tom Bosley
Direita.: Lansbury com William Windom e Ron Masak


Personagem e tramas foram evoluindo ao longo das 12 temporadas. Nas primeiras, Jessica podia ser vista andando de bicicleta em sua pitoresca cidade, trajando roupas simples e, o mais significativo, usando uma antiga máquina de escrever manual para contar suas estórias.


Eventualmente, a máquina de escrever passou a dividir espaço com um computador e Jessica ganhou novo lar em Manhatan, o que deu a ela um ar mais glamoroso. Sua antiga casa em Cabot Cove ficava na verdade na cidade de Mendocino, na Califórnia, onde ela e Tom Bosley se tornaram rostos familiares. A pousada Blair House era usada nas filmagens de exteriores.


Em 1989, a produção precisou repensar a fórmula do sucesso quando Lansbury demonstrou interesse em deixar a série. A CBS conseguiu persuadi-la a ficar, mas teve de reduzir sua participação a pequenas narrativas para introduzir os episódios, que mostravam outros personagens conduzindo a ação. Um deles era Harry McGraw (Jerry Orbach), que tornou-se popular o suficiente para estrelar sua própria série derivada em 1987, The Law & Harry McGraw. Nessa época, ela tornou-se produtora executiva e seus filhos e um irmão também se juntaram à produção.

Uma longa lista de nomes conhecidos, alguns famosos na época outros apenas mais adiante, também fazia companhia à Jessica em cada nova estória, entre eles, Richard Hatch, Martin Landau, Lyle Waggoner, Peter Graves, Cameron Mitchel, Don Matheson, Lynda Day George, Cesar Romero, Chuck Connors, June Lockhart, Ben Murphy, Lee Meriwether, Yvonne De Carlo, Alan Young, Larry Wilcox, Edward Mulhare, Rex Smith, David Hedson, Cesare Danova, Courtney Cox, Florence Henderson, George Takei, LeVar Burton, Patrick McGoohan, Ray Walston, Frank Gorshin, Dean Stockwell, Robert Fuller, Shirley Jones, Erin Gray, Mark Singer, Roddy McDowall, David McCallum, Ian Ogilvy, Robert Vaughn, Ricardo Montalban, Roy Thinnes, Claudia Christian, Kate Mulgrew, David Soul, Rod Taylor ... e a lista continua.

Uma participação particularmente interessante é a de Tom Selleck, pois Jessica recebe a visita de Magnum em um episódio de duas partes. A estória começa em Magnum (Novel Connection) e termina em Assassinato Por Escrito (Magnum on Ice).

A série mostrou que a TV não precisa favorecer apenas programas sobre a mística masculina ou direcionados aos jovens, pois personagens mais velhos podem ser inteligentes ou glamorosos e atrair o público do horário nobre. O último episódio foi ao ar dia 19 de maio de 1996, após dezenas de prêmios e indicações. A série retornou em mais quatro telefilmes: South by Southwest (1997), A Story to Die For, The Last Free Man (2001) e The Celtic Riddle (2003).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)