As Bruxas Estão Soltas em Eastwick

Hoje à noite a ABC estréia a terceira tentativa de transformar o filme/livro "As Bruxas de Eastwick" em série de TV. Desta vez adaptada por Maggie Friedman, de "Once and Again" e "Related", e com piloto dirigido por David Nutter, a série é estrelada por Rebecca Romijn (no lugar de Cher), Lindsay Price (no lugar de Sarandon), Jamie Ray Newman (no lugar de Pfeiffer) e Paul Gross (no lugar de Nicholson), entre outros atores.

"Eastwick" é uma dramédia situada em uma pequena cidade onde três mulheres desesperadas por sexo, riqueza, coragem, amor e carinho sonham em conhecer o homem perfeito o qual poderá saciar seus desejos mais íntimos. Este homem se materializa na forma de Darryl Van Horne (Paul Gross), um empreendendor imobiliário que viaja de cidade em cidade para comprar, reformar e vender imóveis.

Mas a mágica faz parte da trama, então as três mulheres descobrem ser bruxas e Darryl, bem, ele é diabolicamente astuto para não revelar sua verdadeira identidade e intenções assim, de repente. Logo elas percebem que podem realizar seus desejos, ganham poderes que vêm com responsabilidade, a qual leva algum tempo para desenvolver.

A série tem como base o livro de John Updike de 1984, que inspirou peças e um filme produzido em 1987 com Cher, Michelle Pfeiffer, Susan Sarandon e Jack Nicholson. Ao contrário do filme, a série dará um desenvolvimento ao personagem de Darryl, que ganhará um histórico o qual será revelado aos poucos. Os atores Martin Mull, Cybil Shepherd e Rosana Arquette (em dois episódios), farão parte do passado de Darryl.

Outros personagens que fazem parte da rotina da cidade também ganharão vida própria. Por curiosidade, o elenco conta com a presença de Veronica Cartwright, que trabalhou no filme dos anos 80, mas parece que não interpretará o mesmo personagem. Outra que está de volta é a cidade das "Gilmore Girls", visto que o cenário é o mesmo. Este, por sua vez, é uma remodelagem dos cenários utilizados em séries dos anos 60.

A trama do livro é mais intensa, mais pesada, o filme é mais leve, mais cômico. Os críticos dizem que a série está mais próxima do filme, embora os produtores tenham, no início, divulgado que adaptariam o livro. De qualquer forma, a história deverá se desenvolver de forma independente da original.

Pela reação da crítica americana a série corre o risco de fazer companhia às duas primeiras tentativas de produzir um seriado com base no livro. A primeira foi estrelada por Julia Campbell, Catherine Mary Stewart, Ally Walker e Michael Siberry. A segunda, por Marcia Cross, Kelly Rutherford, Lori Loughlin e Jason O´Mara, em 2002. Ambas ficaram restritas aos pilotos que não venderam.

A crítica tem sido unânime no veredito: desenvolvimento falho e superficial tanto na trama quanto nos personagens. Fãs de "Desperate Housewives" poderão se interessar em conferir a produção, visto que está sendo apontada como uma mescla de "Desperate", "Sex and the City" e "Charmed/Jovens Bruxas".

Quem acompanha às séries de TV a mais tempo deve reconhecer Paul Gross de seu trabalho em "Rumo ao Sul/Due South", como o polícia montada Benton Frasier que vai para Chicago à caça dos assassinos de seu pai. Ele também estrelou "Slings & Arrows", que ganhou uma versão no Brasil sob o título de "Som & Fúria"; Gross fez o papel de Geoffrey/Dante, na série original. Muito respeitado no Canadá, onde atua como produtor, roteirista, diretor, ator, compositor e cantor, ele agora faz uma nova tentativa de entrar no mercado americano.

Na verdade, é dele a responsabilidade de transformar a série em uma produção interessante e independente do filme original, visto que ele assumiu a difícil tarefa de substituir Jack Nicholson. O ator consegue imprimir uma marca própria e duradoura em seus personagens, e Gross corre o risco não apenas da comparação mas da rejeição.

Confira fotos aqui e aqui.

Os títulos dos primeiros episódios são:

01. Piloto
02. Reaping and Sewing
03 Madams and Madames
04 Fleas and Casserole

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)