Ike Eisenmann ou Iake Eissinmann?


Ele nasceu Ike Eisenmann, no Texas, dia 21 de julho de 1962. Quando Ike tinha 6 anos, seu pai Albert Eisenmann, mudou-se para Los Angeles a fim de seguir carreira no cinema e na TV. Aos 8, aceitou a sugestão do pai para estudar artes cênicas, e aos 10 fez sua estreia na série Gunsmoke. Logo vieram dezenas de comerciais e até o piloto para uma nova série, intitulada Day By Day, para a ABC. Mas a série escrita por Burt e Adelle Styler em 1973, nunca foi vendida.


Abertura e cenas de "Day By Day"

Seu primeiro filme, A Montanha Enfeitiçada/Escape to Witch Mountain, veio em 1975. Mesmo antes de terminar as filmagens, ele foi contratado pelos estúdios Disney, onde fez diversos filmes, entre eles De Volta à Montanha Enfeitiçada/Return to Witch Mountain, de 1978, também estralado pelo ícone do cinema, a atriz Betty Davis.


Com Kim Richards em "A Montanha Enfeitiçada"

Com Betty Davis em "De Volta à Montanha Enfeitiçada"

Aos 11, além de atuar, Ike desenvolveu o gosto por outras artes. Começou a estudar fotografia e acabou tornando-se um profissional na área. Mas foi aos 15 que realizou o trabalho pelo qual mais nos lembramos dele: a série de ficção e aventura Viagem Fantástica (The Fantastic Journey) de 1977.



Essa viagem começa com uma expedição científica no Oceano Atlântico, da qual o jovem Scott Jordan (Ike) participa. Após serem envolvidos por uma estranha nuvem verde perto do Triângulo das Bermudas, os membros acabam em uma misteriosa ilha desconhecida que possui portais para diversas dimensões e civilizações. Alguns conseguem escapar, Scott, no entanto, permanece no local e junta-se a outros náufragos: Varian (Jared Martin), um sábio pacifista do futuro; Fred Walter (Carl Franklin), médico recém-formado e contemporâneo de Scott; Lianna (Katie Saylor), uma telepata filha de um alienígena e uma habitante de Atlântida; e o gênio rebelde Jonathan Willaway (Roddy McDowall), dos anos 60, que ficou preso na ilha vivendo em uma das dimensões.


Mesmo tendo durado apenas 10 episódios, a série teve marcantes participações, como Mel Ferrer (Falcon Crest), Joan Collins (Dinastia), Cheryl Ladd (As Panteras), Gary Collins (Cavalo De Ferro/The Iron Horse; Kiwi, A Escuna do Diabo/Kiwi, The Wackiest Ship in the Army; Sexto Sentido/6th Sense; As Estórias de Elza/Born Free), Leif Erikson (Chaparral); e Nicholas Hammond (O Homem Aranha/Spiderman).


Ao lado de Mel Ferrer no episódio "Funhouse"

Ao lado de Cheryl Ladd no episódio "The Innocent Prey"

Após o cancelamento de Viagem Fantástica, Ike participou de várias séries até 1991, entre elas, Police Woman, CHiPs, A Mulher Maravilha (Wonder Woman), A Ilha da Fantasia (Fantasy Island), Carro Comando (T.J. Hooker), Voyagers e Dragnet.


"Os Pioneiros" e "Voyagers"

Ele também participou de Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan (ST: The Wrath of Khan) em 1982, onde interpretou o aspirante Peter Preston.



Ike Eisenmann comenta sobre "JNE: A Ira de Khan"
e "Viagem Fantástica"


Nesse período, decidiu desenvolver sua criatividade, entrando para a escola de arte Otis/Parsons, dando início a uma carreira em artes plásticas. Ele criou seu próprio estilo, chamado “photo-realistic” e tem apresentado seu trabalho, tanto individualmente como em grupo, em diversas exposições na Califórnia.

Aos poucos, ele foi abandonando a atividade de ator, ficando por trás das câmeras em trabalhos de dublagem, algo que já havia feito quando criança, em comerciais. Logo, outras atividades criativas foram incorporadas a seu currículo. Juntamente com sua esposa Alexandra, escritora de Palm Springs com quem se casou em 1993, ele começou a explorar seu talento como roteirista e diretor. O casal escreveu e produziu o curta Single Family Dweling, filme que marcou a estreia de Ike na direção em 1999.

Em 2002, revisitou seu sucesso Disney em The Blair Witch Mountain Project. O filme dedicado aos fãs da Montanha Enfeitiçada foi dirigido por ele, e escrito em parceria com a esposa Alex. No elenco, ele e Kim Richards reprisam seus personagens.

Embora atualmente Ike prefira trabalhar por trás das câmeras, este ano ele voltou à Montanha Enfeitiçada na nova versão, Race to Witch Mountain, de 2009, no papel do xerife Antony.



Com Kim Richards no lançamento de "A Montanha Enfeitiçada/2009"


De qualquer forma, ele garante que seu nome continuará sendo visto em filmes. Mas atenção, seu nome agora se escreve Iake Eissinmann.

Comentários

marcello rego disse…
estára sempre na memória de muitos como o scott de viagem fantástica

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)