Giro Pelo Mundo: Espanha

A família em 1968

Dando continuidade às postagens sobre séries produzidas em outros países, trago para vocês "Cuéntame Cómo Pasó", produção espanhola que até o momento teve 180 episódios produzidos.

A série foi criada por Miguel Angel Bernardeau para comemorar os 25 anos da chegada da democracia na Espanha. Com produção do Grupo Ganga, "Cuéntame Cómo Pasó" estreou no dia 13 de setembro de 2001 pela RTVE. Há sete anos no ar, a série está em sua décima temporada, tendo sido renovada para mais três.

A trama inicia em 1968 e cobre a década de 70, apresentando fatos históricos que ocorreram no país e suas consequências para cada personagem. Um dos principais fatos cobertos, são as mudanças políticas pelas quais a Espanha passou nesta época, saindo do regime do General Franco para um regime democrata. A série está atualmente retratando o ano de 1976 e deverá chegar até o início dos anos 80.

A família em 1971

Trata-se de uma espécide de "Anos Incríveis/The Wonder Years", pois a trama acompanha o dia-a-dia de uma família de classe média que passa pelas mudanças culturais, sociais e políticas, narradas por um dos filhos. A família é composta por Antônio Alcántara, o pai, que trabalha no Ministério da Agricultura; Mercedes, a mãe, que tem uma loja de roupas no bairro em que mora. Além de Dona Herminia, mãe de Mercedes, que sai do campo para morar com a filha e sua família na cidade grande.

O casal tem quatro filhos. A mais velha é Inés, que no início da série está entrando na adolescência e luta por seu direito de tomar a pílula anticoncepcional, contrabandeada de Paris. Ela irá ao longo da série lutar contra o regime ditatorial o que a leva ao exílio na França onde é apresentada a um outro estilo de vida.

A família em 1973

Tony, o segundo, consegue fazer faculdade de jornalismo, passando a trabalhar no jornal "Pueblo". Ao longo da série ele se envolve com outros intelectuais com os quais articula o início da transição política que começa a surgir em 1975 após a morte do General Franco.

O terceiro filho é Carlos, chamado de Carlitos, que inicia a série com oito anos de idade. É ele quem narra a história da família. A caçula, Maria, nasce alguns anos depois da série ter estreado, e pouco antes do período da morte do General Franco.

A família em 1976


Estrelada por Imanol Arias, Ana Duato, Ricardo Gómez, María Galiana, Pablo Rivero, Esmeralda García, José Sancho, Juan Echanove e Ana Arias, a série inicia quando a Espanha, sob o regime de Franco, passa por um período de crescimento econômico, que durou entre 1959 e 1973, promovendo melhorias na vida da família Alcántara. Em 1968, a família já tem condições financeiras para poder comprar sua primeira televisão e fazer sua primeira viagem de férias, quando aproveitam para ver o mar.

"Cuéntame Cómo Pasó" está, atualmente, passando por uma mudança no rumo de sua trama, visto retratar o ano de 1976, logo após a morte do General Franco. A família precisa adaptar-se às mudanças provocada pelo início do período democrático na Espanha. Mudanças de valores e de comportamento são o foco da narrativa a qual é apresentada pelos olhos de Carlitos, agora um adolescente. Seu pai, Antônio Alcántara, afastado de seu trabalho no Ministério da Agricultura, agora é dono de uma editora.

A série explora uma narrativa que intercala cenas de ficção com a família, e cenas reais do noticiário cinematográfico produzidos no período, bem como imagens produzidas em super-8. Também utiliza o recurso de inserir os personagens em cenas históricas da Espanha dos anos 70.

Exibida em países da Europa, bem como nos EUA, "Cuéntame Cómo Pasó" já ganhou uma versão na Itália (RAI) e em Portugal (RTP).

Assista abaixo o início do piloto da série.


Comentários

virgilio disse…
Olá Boa Noite,

Já assisti alguns capitulos da série,inclusive quando estive na Espanha em 2003.
A Série é muito interessante, inclusive nos mostra o que foi a queda do franquismo na Espanha,pois aqui no Brasil temos pouca informação sobre este acontecimento,a não ser que você por conta própria cá a uma biblioteca e estude sobre o assunto.
Recomendo a todos, inclusive se alguem tiver gravado os episódios eu tenho interesse, pois pedi para minha tia que é Espanhola para comprar para mim, mas até agora ainda não obtive os DVD's.
Abraços a todos.
Meu mail:sergio.virgiliodiebold.com
Maria disse…
Esta muy bien esta serie, yo soy Española y me encanta! la recomiendo

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)