A Queda da Bastilha


Como todo período turbulento na história, a Revolução Francesa também inspirou a TV. Enquanto na França, o povo celebra hoje os 220 anos da Queda da Bastilha, vamos relembrar as produções geradas pelas aventuras e desventuras dos que experimentaram aquela época marcada não apenas pelo desejo de liberdade, igualdade e fraternidade, mas também por intriga e perseguição.

Um exemplo dessa influência é The Scarlet Pimpernel, protagonista de uma série de contos escritos pela Baronesa Emmurka Orczy em 1905, que foi levado ao cinema, ao teatro, rádio e à TV diversas vezes. O personagem central é na realidade Sir Percy Blakeney, um nobre inglês que assume a identidade secreta do Pimpinela Escarlate a fim de resgatar os injustiçados, cujo destino era a guilhotina, durante o Reinado do Terror instaurado por Maximilien Robesbierre. Em seu encalço, o temível chefe da polícia francesa, o cidadão Chauvelin.

As primeiras aventuras de Sir Percy na TV foram produzidas para o programa BBC Sunday-Night Theatre, com dois episódios protagonizados por James Carney, em 1950 e 1951. Mais tarde, em 1955, a ITC lançou a série The Adventures of The Scarlet Pimpernel, com Marius Goring no papel principal e Stanley Van Beer como Chauvelin. A série com 18 episódios de 30 minutos foi produzida pela Towers of Landon/ITP.

Marius Goring

Stanley Van Beer

No ano seguinte, J. Silvestre adaptou o texto para a nossa extinta TV Tupi, com a novela O Pimpinela Escarlate, estrelada por José Parisi e Vida Alves.

Sir Percy voltou a atacar novamente em 1969 em The Elusive Pimpernel, minissérie inglesa da BBC com 10 capítulos, tendo Anton Rogers, Diane Fletcher e Bernard Hepton nos papeis principais. Finalmente, ele reapareceu em uma série da A&E Television Network produzida entre 1999 e 2000, com Richard E. Grant, Elizabeth McGovern e Martin Shaw.

Richard E. Grant como Sir Percy

Grant e Elizabeth McGovern

Quando a baronesa criou o Pimpinela Escarlate, não imaginava que ele ganharia um parceiro em 1987, ano em que os criadores da série cômica The Black Adder fizeram um episódio sobre o personagem, intitulado Nob and Nobility. Na paródia, o covarde e invejoso Black Adder, interpretado por Rowan Atkinson, decide ser um herói superior ao Pimpinela Escarlate.


O verso abaixo é do texto da baronesa e também é usado em algumas produções. Através dele, os aliados de Sir Percy expressam seu deboche ao inimigo, ao mesmo tempo fingem um exagerado interesse apenas pelas frivolidades da corte.

They seek him here, (Eles o procuram aqui)
they seek him there, (Eles o procuram lá)
those Frenchies seek him everywhere. (Aqueles francesinhos o procuram em todo o lugar.)
Is he in heaven or is he in hell? (Ele está no céu ou no inferno?)
That damned elusive Pimpernel. (O ardiloso e safado Pimpinela.)

DVDs disponíveis:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)