Nielsen Revela Pesquisa de Audiência Online

A empresa Nielsen divulgou uma análise recente da audiência de videos online e de séries de TV nos dois últimos meses. O levantamento foi feito levando em consideração as exibições online e downloads oficiais.

Segundo o levantamento, o YouTube continua liderando a preferência do público com 5.5 bilhões de exibições apenas no mês de abril. O Hulu, site que disponibiliza episódio inteiros online, graças a acordos fechados com os canais e distribuidoras, cresceu 490% na exibição de videos passando de 63.2 milhões em abril de 2008 para 373.3 milhões em abril de de 2009. Outros sites mais utilizados na lista dos dez mais são Yahoo, Fox Interative Media, Nickelodeon Kids and Family Network, MSN/Windows Live, ABC.com, MTV Networks Music, Turner Sports and Entertainment Digital Network e CNN Digital Network.
A preferência do público continua sendo videos de curta duração ou clips com pouco mais de um minuto. No entanto, o crescimento do Hulu sugere que a troca da televisão pela Internet pode estar mais próxima do que se esperava. Embora a internet ainda não sustente financeiramente a programação televisiva, emissoras americanas vêm trabalhando para convencer os consumidores e os anunciantes de que a Internet pode ser uma alternativa para o telespectador e uma fonte de investimento para o anunciante tradicional.

A pesquisa divulgada pela Nielsen também revela que em abril deste ano a faixa etária que mais passou tempo na frente do computador assistindo aos videos online ainda não é a do público alvo da televisão: os jovens. O público que mais assiste a videos online compreende a faixa etária entre 35 e 49 anos com um total de 29%. Trata-se de um crescimento de 13% em relação à pesquisa anterior.

A faixa etária tradicionalmente almejada pela televisão, que compreende entre 18 e 24 anos (embora muitos canais possam ter interesse em ampliar esta faixa para 12 a 34 anos), teve um aumento de 15%. De qualquer forma, a faixa etária que fica em segundo lugar em crescimento de interesse por exibições online compreende o público de 65 anos ou mais, que teve um aumento de 21%.


Para classificar as séries mais vistas pelo público online, a Nielsen não contabilizou o site Hulu, visto que ainda não há como medir a audiência do site, a não ser pela contagem dos números de vezes em que um video é clicado. Mas isto não significa que a pessoa que clicou assistiu o episódio na integra ou apenas viu trechos.

De qualquer forma, pelo número de cliques, o desenho "Uma Família da Pesada/Family Guy", o programa humorístico "Saturday Night Live", seguido de "Os Simpsons" e "The Office", são as maiores audiências do site.

Na pesquisa realizada pela Nielsen em outros sites, incluindo aqueles dos canais oficiais, seis séries figuram entre as dez maiores audiências. Em primeiro lugar ficou "Lost" que conquistou no mês de maio 36.4 milhões de exibições online, seguida de "Grey´s Anatomy" com 29 milhões; "Desperate Housewives", com 14.9 milhões, "The Office", com 14.5 milhões e "NCIS" com 11.6 milhões . Em último lugar veio "Gossip Girl", logo atrás de reality shows e novelas, com 8.4 milhões de telespectadores.

Segundo a Nielsen, "Lost" elevou em 13% sua audiência entre março e maio, enquanto "Grey´s Anatomy" cresceu em 57%. Mesmo assim, "Lost" continua sendo a maior audiência das séries exibidas online por cinco meses consecutivos.

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