Grupo Panteras Negras é Tema de Novo Projeto de Série

O novo projeto do ator e produtor Terrence Howard, do filme "Homem de Ferro", será uma série chamada "Pigs and Panthers", cuja tradução literal é "Porcos e Panteras".

A trama pretende girar em torno de um detetive da polícia de Los Angeles, Ronald Farwell, que trabalha infiltrado no grupo conhecido como Panteras Negras. Logo ele se vê em meio a uma intriga política que envolve os Panteras, a polícia de Los Angeles e o FBI. Farwell não é um personagem de ficção, ele existiu de fato. A série deverá explorar sua vida neste período e a de sua esposa, também oficial de polícia.

O grupo Panteras Negras atuou nos EUA entre os anos 60 e 70. Criado em 1966, tinha como objetivo proteger patrulhar os bairros e proteger a comunidade afro-americana da brutalidade dos policiais. Mas, logo se transformou em um partido socialista que pregava a necessidade do negro de se armar e defendia a isenção de impostos à comunidade afro-americana, por considerá-los imposição da sociedade branca. Também defendia a libertação de todos os negros presos e a idenização da raça negra por séculos de exploração.

Adotando a luta armada, o grupo passou a se envolver com questões políticas além daquelas relacionadas à sociedade afro-americana. Os confrontos entre membros do grupo e a polícia levaram à uma investigação por parte do Congresso e do FBI, na figura de J. Edgar Hoover, que passou a utilizar todos os meios, desde investigações e falsos testemunhos à assassinatos, na tentativa de enfraquecer suas atividades e acabar com o grupo.

As atividades do Panteras Negras terminou nos anos 70. Em 1989 surgiu o The New Black Panther Party, em Dallas, Texas, que recebeu como membros vários ex-membros do grupo religioso Nation of Islam, fundado nos EUA em 1930. Antigos membros do grupo original dos Panteras Negras não reconhecem este novo partido como legítimo acusando-o de ser um grupo com o objetivo de disseminar o ódio. Em 2004, foi fundado o The National Alliance of Black Panthers, com a função de colocar em prática os objetivos originais do grupo: a defesa dos direitos dos afro-americanos.

O projeto de "Pigs and Panthers" ainda não tem canal definido, mas Terrence Howard assinou um contrato com a Radical Media, para desenvolver e produzir a série em parceria com a Huge Quality Film. A idéia é apresentar ao público de hoje o impacto causado pelos Panteras Negras na sociedade da época o qual se reflete até os dias de hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)