quarta-feira, 3 de junho de 2009

Emmy 2009

O anúncio dos indicados ao 61º Emmy Awards será feito por Chandra Wilson, de "Grey´s Anatomy", e por Jim Parsons, de "Big Bang Theory", no dia 16 de julho. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 13 de setembro e transmitida nos EUA pela rede CBS.

As produções e profissionais que desejam concorrer a uma estatueta do Emmy precisam se inscrever em suas respectivas categorias. Dos inscritos, são selecionados uma média de cinco concorrentes por categoria. A seleção é feita por 14 mil membros da Academy of Television Arts and Sciences. Cada membro escolhe representantes de sua própria categoria, ou seja, ator vota em ator, diretor em diretor e assim por diante.

Campanha 2009 "In Treatment"

Este ano terá uma novidade. As dez principais categorias do prêmio terão oficialmente seis indicados e não apenas cinco. A decisão foi tomada em fevereiro de 2009 em virtude dos constantes empates que ocorriam entre os indicados nestas categorias.

A entrega do prêmio Emmy iniciou em 1948 com apenas seis categorias. No ano seguinte já contava com 11 e em 1950 chegou a 15. Nos dois primeiros anos o número de indicados era aberto. As categorias variavam entre três e dez indicados. Foi a partir de 1950 que se estabeleceu o número de cinco concorrentes por categoria. Exepcionalmente em 1958 os indicados voltaram a ser abertos, entre quatro e seis por categoria principal. Desde então, vez por outra, alguma categoria recebia seis indicados.

Para poder se inscrever, a série ou programa precisa ter ido ao ar entre 1º de junho de 2008 e 31 de maio de 2009, com exibição que abranja pelo menos 50% do território americano, podendo ser TV aberta ou a cabo. No entanto, as inscrições (que são pagas) terminaram no dia 24 de abril. Programas ou episódios que seriam exibidos entre 24 de abril e 31 de maio foram submetidos à avaliação via material bruto. Os concorrentes enviam amostras de seu trabalho por DVD, tapes (quando material bruto) ou uploads via Internet.

Enquanto os indicados não são divulgados, os inscritos fazem lobby entre os membros que participam da seleção enviando produtos, videos e fazendo campanhas como verdadeiros políticos.


O desenho da Fox, "Uma Família da Pesada/Family Guy", por exemplo, espera ser indicado na categoria melhor série cômica. Por ser um desenho animado suas chances são pequenas (muito embora no ano passado tenha ficado na lista dos semifinalistas). Algo assim somente ocorreu na década de 60 quando "Os Flintstones" foi indicado nesta categoria, perdendo para o programa humorístico "The Jack Benny Show".

O desenho "Uma Família da Pesada" se inscreveu nesta categoria com os episódios "I Dream of Jesus", "Road to Germany" e "Family Gay." Para convencer os membros da Academia de sua legitimidade na categoria Melhor Série Cômica, os produtores enviaram um material de marketing junto com os dvds dos episódios. No material aparecem slogans como "Vote por Mudança" ou "Você precisa votar em nós, porque fizemos um episódio sobre o holocausto", e assim por diante.


No ano passado o Emmy entrou para a história ao premiar em sua principal categoria uma representante da TV a cabo. A greve dos roteiristas influenciou este marco, visto que a grande maioria das séries da TV aberta não conseguiram um desempenho digno de premiação em 2008. Com isso, séries da TV a cabo, que não chegaram a sofrer o mesmo impacto em relação à greve, levaram vantagem.

"Mad Men", aclamada pela crítica mas ignorada pelo grande público foi a grande vencedora da noite ao ganhar como melhor série dramática, criando este marco na história do Emmy. Além de levar o principal prêmio da noite, ainda conquistou mais cinco estatuetas em outras categorias. Em função de seu ótimo desempenho na segunda temporada, a série é uma das grandes expectativas na lista de indicados deste ano. Outra forte candidata é a vencedora do ano passado na categoria Melhor Série Cômica, "30 Rock", outra produção aclamada pela crítica mas ignorada pelo grande público, embora esta seja exibida na TV aberta nos EUA.

Por curiosidade:

Campanha 2009 FX

O canal FX se inscreveu com as séries:

"Damages": eps. "London, Of Course," "Look What He Dug Up This Time," "Trust Me"
"It's Always Sunny in Philadelphia": eps. "The Gang Solves the Gas Crisis," "The Nightman Cometh"
"Nip/Tuck": eps "Ronnie Chase," "Gene Shelly"
"Rescue Me": eps. "Sheila," "Perspective," "Iceman"
"The Shield": eps. "Possible Kill Screen," "Family Meeting"
"Sons of Anarchy": eps. "Pilot," "The Pull," "The Revelator"
"30 Days": eps. "Working in a Coal Mine," "Life on an Indian Reservation"

Campanha 2009 HBO

O canal HBO se inscreveu com as séries:

"Big Love": eps. "Prom Queen," "On Trial," "Come, Ye Saints"
"In Treatment": eps. Week One: "Mia," "April," "Oliver," "Walter," "Gina"
"True Blood": eps. "Sparks Fly Out," "Plaisir d'Amour"
"The No. 1 Ladies' Detective Agency": eps. piloto
"Entourage": eps. "Gotta Look Up to Get Down," "Play'n with Fire," "Return to Queens Blvd."
"Flight of the Conchords": eps. "A Good Opportunity," "The New Cup," "The Tough Brets"
"Eastbound & Down": eps. "Chapter One"
"Little Britain USA"
"The Life & Times of Tim": eps. "Angry Unpaid Hooker / Rodney's Bachelor Party," "Latino Tim / The Priest Is Drunk," "Mad Dog Tim / Monday Night Confession"

... e com as minisséries:
"Generation Kill"
"House of Saddam"

Entre outros especiais e filmes.

Campanha 2009 A&E e Biography Channel

O canal A&E se inscreveu com as séries

"The Beast": eps. piloto
"The Cleaner": eps. piloto

O programa de entrevistas de William Shatner foi inscrito pelo canal Biography na categoria talk show.

Campanha 2009 Showtime

O canal Showtime se inscreveu com as séries

"Californication": eps. 2x1, 2x4, 2x10
"United States of Tara": eps. 1x1, 1x2, 1x3
"Weeds": eps. 4x1, 4x2, 4x13
"Brotherhood": eps. 3x4, 3x8
"Dexter": eps. 3x5, 3x10
"The L Word": eps. 6x1, 6x6
"Secret Diary of a Call Girl": eps. 2x1, 2x2
"The Tudors": eps. 3x1, 3x2
Além do programa humorístico "Tracey Ullman´s State of the Union": eps. 2x1
Entre outros programas.

Campanha 2009 da TNT para "Saving Grace"

A TNT se inscreveu com as séries:

"The Closer": eps. "Cherry Bomb," "Sudden Death," "Time Bomb"
"Raising the Bar": eps. "I Will, I'm Will," "Bagels and Locks," "Out on the Roof"
"Saving Grace": eps. "Have a Seat, Earl," "Are You an Indian Princess?" "I Believe in Angels"
"Trust Me": eps. "Damage Control," "What's the Rush?" "Norming"
"Leverage": eps. "The Nigerian Job," "The First David Job," "The Second David Job"

3 comentários:

Davi Garcia disse...

Excelente levantamento Fernanda.

Dentre as séries das HBO, me causa estranheza que eles tenham sido tão conservadores na escolha da week 1 de In Treatment. Até entendo que é a semana perfeita (justamente por ser a primeira, claro) para apresentar os personagens, mas tivemos semanas mais inspiradas desses personagens que essa, né? Enfim, dessa imensa lista ficarei na torcida por IT, True Blood, Entourage, Damages, The Shield, Son's of Anarchy, além de Californication e Dexter.

Começo a achar aliás, que esse ano, salvo raras exceções, a tv aberta vai comer poeira na premiação.

Abraço!

Fernanda Furquim disse...

oi Davi, obrigada pelo comentário!
Este ano vai ser concorrido, né? Mas com certeza a produção da TV a cabo chegou para ficar!! \o/

Marcela disse...

Gogo, Damages!
Olha, se esse seriado continuar no mesmo ritmo das duas primeiras temporadas, vai ser difícil, na minha opinião, tirar o Emmy de melhor atriz da Glenn Close. A mulher simplesmente arrasa como Patty Hewes, é incrível!
E como o queridinho da crítica (Mad Men) não tem performances femininas tão marcantes, ajuda.
Tomara que House receba uma indicação. O último episódio da temporada foi ótimo e super bem filmado e atuado.

Copyright@ 2006-2010 - Revista TV Séries. Textos com seus direitos reservados.