As Jornadas de Mariette Hartley


Os fãs de Jornada nas Estrelas com certeza se lembram de Mariette Hartley no papel da sedutora Zarabeth, que quase fez Spock esquecer o que significa ser vulcano, no clássico episódio Todos os Nossos Ontens (All Our Yesterdays). Nos 40 anos que nos separam desse episódio, a atriz acrescentou diversos títulos a sua carreira, dando a todos a oportunidade de conhecê-la.

Como Zarabeth em "Jornada nas Estrelas" (1969)

Ela pôde ser vista, por exemplo, em Os Pioneiros (Little House on the Prairie/1976), Police Woman (1977), MASH (1979), Assassinato Por Escrito (Murder She Wrote/1992), Grey’s Anatomy (2008), Law & Order: SVU (entre 2003 e 2009) e The Cleaner (2009). Os que apreciam Hartley e cinema, fiquem atentos ao lançamento de The Inner Circle, uma drama de 2009 no qual ela interpreta a irmã Madeleine, ao lado de Charlotte Stewart, de Os Pioneiros (Eva Beadle Simms) e Twin Peaks (Betty Briggs).

Em Grey's Anatomy, com Kathy Baker (esq.) e Bernadette Peters (dir.)
Episódio: "Dream a Little Dream of Me"

Sua vida também foi marcada por dramas pessoais e mudanças importantes, que vão desde o suicídio de seu pai em 1962, passando por um casamento abusivo, até chegar ao alcoolismo e finalmente considerar seu próprio suicídio. Então, em 1985, enquanto pesquisava para o filme Silence of the Heart, no qual interpretaria uma mãe lutando para superar o suicídio do filho, ela entrou em contato com pessoas que haviam passado por problemas iguais aos seus.

Finalmente, deixando o passado para trás, ela começou a escrever o livro Breaking the Silence, uma autobiografia na qual reflete sobre suas aflições. Desde então ela tem se envolvido com programas dedicados ao tratamento de doenças mentais, em um esforço para conscientizar o público sobre essa questão. Sua dedicação tem sido reconhecida com diversos prêmios, tais como o SPYQUE, concedido por uma instituição de psicologia de Los Angeles, e um Life Achievement Award.


No próximo dia 27, ela dá continuidade a essa jornada participando do evento All-In For Life, cuja renda irá beneficiar The American Foundation for Suicide Prevention (AFSP), instituição da qual faz parte e que tem como missão a prevenção ao suicídio e o apoio às famílias. O All-In For Life terá lugar em Encino, na Califórnia. Em parceria com a AFSP, ela montou o espetáculo solo If You Get to Bethlehem, You’ve Gone Too Far, com base no seu livro. Hoje Mariette Hartley está completando 69 anos.

Comentários

rcvsiqueira disse…
Ela fez também a dra. Caroline Fields, no seriado do Hulk, em 78. Acabou ficando amiga do Bill Bixby. Uma cena irônica daquele episódio foi quando mostraram o Hulk abraçando a dra. Caroline morta, sendo que justamente eles dois (Lou e Mariette), na vida real, compareceram ao funeral do Bill, em 1993.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)