Ricardo Montalban (1920-2009)


Esta é uma notícia que me deixou triste. Fiquei o dia inteiro sem luz em função das chuvas em São Paulo. Retorno à Internet agora à noite com a volta da energia elétrica, e descubro que um dos mais queridos (aliás dois, veja post acima que estarei postando) atores da minha infância faleceu. É verdade que já estava com uma idade avançada e doente. Mas é sempre triste saber que se foi!

Ricardo Montalban já era galã de cinema, chamado latin lover, quando estrelou sua primeira série de TV após anos de participações especiais. "A Ilha da Fantasia/Fantasy Island" surgiu na leva de produções do final dos anos 70 que tinham como objetivo suavizar a linguagem e as temáticas perigosamente realistas que começaram a surgir nos anos 60 e ganharam força no início dos anos 70. Após muitas críticas e censuras, a TV se viu obrigada a exibir séries com temáticas mais suaves e fantasiosas. Então, nada mais fantasia que uma ilha onde qualquer pessoa pode realizar seus desejos mais íntimos. E que melhor anfitrião que Ricardo Montalban, vulgo Sr. Roarke, com seu sorriso confiante, mas olhar penetrante, que parecia saber de tudo sobre todos?


O ator faleceu hoje pela manhã aos 88 anos. Segundo membros de sua família, a causa morte está relacionada à idade avançada. O ator sofria há anos de problemas na coluna que o deixaram preso a uma cadeira de rodas.

Nascido Ricardo Gonzalo Pedro Montalban y Merino em 25 de novembro de 1920, no México, Montalban era o mais novo de quatro filhos de um casal de origem castelhana que migrou para aquele país em 1906. Ricardo chegou aos EUA ainda jovem, para viver com o irmão, Carlos, que já morava lá e tinha conseguido trabalho nos estúdios de Hollywood.



Tendo chamado a atenção de um caça-talentos da MGM, Ricardo foi convidado para fazer testes para se tornar ator de cinema, mas temendo pelo irmão em meio ao ambiente dos estúdios, Carlos o aconselhou a esquecer o cinema e o levou a Nova York. Mas o cinema não ficaria sem Ricardo. Logo ele começou a atuar em curtas metragens e peças de teatro.

Ricardo voltou ao México quando sua mãe adoeceu. Neste período, passou a fazer alguns trabalhos em seu país de origem, entre eles uma paródia de "Os Três Mosqueteiros", estrelada pelo comediante Cantinflas. Foi nesta época que ele conheceria sua futura esposa, na época modelo, Georgiana Belzer, irmã da atriz Loretta Young. Ambos casaram-se em 1944 e tiveram três filhos: Victor, Laura e Anita.


Decidido a viver no México, mudou de idéia quando a MGM (seu destino era Hollywood e os musicais da MGM), o convidou a participar do filme "Fiesta", ao lado de Esther Williams que seria filmado no México. Sua participação no filme o levou a assinar um contrato de oito anos com o estúdio tornando-se, ao lado de Fernando Lamas, em um dos mais famosos "latin lovers" dos anos 40 e 50.

Ricardo chegou à televisão na metade dos anos 50, participando de teleteatros e séries. Foram centenas delas, listarei algumas: "A Caravana", "Alfred Hitchcock Apresenta", "Bonanza", "Os Intocáveis", "Cem Homens Marcados", "Ben Casey", "O Maior Espetáculo da Terra", "Os Defensores", "A Lei de Burke", "Dr. Kildare", "O Agente da UNCLE", "Combate", "Daniel Boone", "James West", "Missão: Impossível", "Os Destemidos", "O Rei dos Ladrões", "Dan August", "Gunsmoke", "O Homem de Virgínia", "Havaí 5-0", "Switch", "Columbo", "Os Novos Centuriões", "Assassinato Por Escrito", "Chicago Hope", entre outros.


Na década de 60, participou de um episódio de "Jornada nas Estrelas", interpretando Khan, um homem congelado que atravessa dezenas de anos para acordar no século XXIII. O personagem seria novamente "ressucitado" para se tornar o vilão de "Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan", filme responsável em alterar o rumo das vendas de produções em VHS. Ao lançar este filme em VHS, a Paramount baixou o preço que vinha sendo cobrado até então, de 79,95 dólares para 39,95 dólares. O filme vendeu mais de 100 mil cópias, promovendo uma corrida dos outros estúdios para reajustar os valores de suas produções em VHS, dando início, de fato, ao mercado de home video em 1982.

Entre 1978 e 1984, Ricardo estrelou a série "A Ilha da Fantasia", que mais tarde ganharia um remake mal sucedido com Malcolm McDowell. Entre 1985 e 1987 integrou o elenco da novela noturna "The Colbys", spin-off de "Dinastia", estrelada por Charlton Heston e que também contou com a presença de Barbara Stanwyck. Entre 1995 e 1996 dublou o personagem Gutierrez no desenho "Freakazoid". Tentou voltar ao mundo das séries estrelando, ao lado de John Schneider e Melinda Clarke, a série "Heaven Help Us", mas sem sucesso. Nesta produção, o ator já utilizava cadeira de rodas devido a seu problema na coluna.


Seu problema iniciou em 1951 durante as filmagens de "Across the Wilde Missouri", quando caiu de um cavalo e foi pisoteado por outro. Desde então passou a ter problemas na coluna que se agravou com a idade. Em 1993 ele foi submetido a uma cirurgia, mas ela apenas piorou sua situação. Desde então, passou a utilizar cadeira de rodas.

Em 1980, Ricardo publicou sua autobriografia em parceria com Bob Thomas, "Reflections: A Life in Two Worlds". Em 2007, ele perdeu sua esposa, Georgiana, que morreu aos 84 anos. Os dois viveram juntos por 63 anos. Seu irmão Carlos, que também trabalhou como ator em séries e filmes, entre eles "Bananas", de Woody Allen, no qual interpretou o General Emilio Vargas, faleceu em 1991.

Em "A Ilha da Fantasia"



Com Cyd Charisse



Tributo ao ator


Comentários

Unknown disse…
Excelente post.
Anônimo disse…
Fernanda,eu tambem figuei triste com a morte do ricardo montalban,ele tambem fez parte da minha infancia.Eu considero o personagem khan o melhor vilão de star trek.E verdade que ele não participava de convenções ,aonde os fas podem conhecer os atores pessoalmente?
Fernanda Furquim disse…
Oi José! Nunca soube do Montalban participando de convenções de fãs. Estes são os eventos em que os atores se colocam à disposição do público em geral. Eles são contratados pelos organizadores de eventos e passam o dia em uma mesa recebendo a visita de fãs que compram fotos autografadas por eles na hora. Muitos atores de produções antigas, outras nem tão antigas assim, mantém o contato com o público desta forma. Mas tem vários atores que se recusam a participar deste tipo de evento por questões pessoais.
Também fiquei muito triste, sempre gostei muito desse ator e dos filmes em que participou. Lembra-me muito a minha infância.
Anônimo disse…
El asalto al castillo de la Moncloa, film de 1979

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)