Conheça a Série Merlin (Post Corrigido)

Colin Morgan como Merlin

Em função das pesquisas e redação de texto da minha monografia de pós-graduação, atrasei a apresentação das séries que estrearam nas últimas semanas nos EUA e esta na Inglaterra. Assim, com este, e o post abaixo, atualizo as estréias, ficam faltando apenas os retornos de temporadas.

Merlin

Criada por Julian Murphy e Johnny Capps, ambos de "Hex", além de Jake Michie e Julian Jones, com base nas lendas do Rei Arthur, a história narra a juventude de Merlin o Mago que segundo a lenda teria auxiliado o jovem Arthur a tornar-se rei da Ingalterra. Produzida pela independente Shine Limited para a BBC1 a minissérie de 13 episódios estreou no dia 20 de setembro. Esta produção começou a tomar forma em 2006 mas somente iniciou as filmagens este ano em Wales, Inglaterra, e na França, utilizando efeitos especiais em CGI.

Bradley James como Arthur

Até o momento foram exibidos cinco episódios. A estréia conquistou uma média de 6.65 milhões de telespectadores, caindo para 4.92 milhões em seu segundo episódio. O terceiro reconquistou parte de sua audiência, tendo 5.76 milhões e o quarto foi para 6.3 milhões de telespectadores.

A série transformou Merlin e Arthur em jovens quase da mesma idade, contrariando a lenda na qual Merlin seria muito mais velho que o futuro rei. Aqui, a história tem início com o jovem Merlin (Colin Morgan) mudando-se para Camelot, onde deverá treinar com Gaius (Richard Wilson) sua mágica. Lá, ele se tornar servo do arrogante Principe Arthur (Bradley James) e conhece um dragão (John Hurt) que lhe revela seu destino: proteger Arthur da bruxa Nimueh (Michelle Ryan, de "Bionic Woman"), inimiga do Rei Uther (Anthony Head, de "Buffy, a Caça-Vampiros") do reino de Albion, antigo nome da Grã-Bretanha.

Michelle Ryan como a bruxa Nimueh

No elenco também estão Angel Coulby, como Gwenevere, Katie McGrath, como Morgana, e Santiago Cabrera, de "Heroes", como Lancelot. A produção está prevista para estrear nos EUA em janeiro de 2009.

A verdadeira existência do Rei Arthur e de todos os personagens que fazem parte de sua lenda é debatida até hoje por historiadores. Suas histórias surgiram como lendas e como parte do folclore, tendo pouquíssimas informações sobre ele em livros de histórias.

Acredita-se que tenha surgido pela imaginação de Geoffrey of Mommouth, em seu livro "Historia Regum Britanniae" publicado em 1138, no Século XII. Alguns apontam que o autor teria utilizado informações de uma lenda já existente, outros, que os personagens surgiram de sua imaginação. Sempre que retratado, Arthur e seus amigos aparecem lutando contra bruxas, dragões e outras figuras mágicas em um reino fantástico.

Anthony Head como o Rei Uther

Sua história foi publicada com maior riqueza de detalhes em 1485, no livro "Le Mort D´Arthur", que incluiu Lancelot e o Santo Graal nas histórias do Rei Arthur. Acredita-se que o personagem Merlin tenha tido como base Myrddin Wyllt, também conhecido como Merlinus Caldornensis ou Ambrosius Aurelianus, um guerreiro que venceu uma importante luta contra os anglo-saxônicos no Século V e que tinha como irmã a jovem Gwendydd. Ele teria ficado louco após testemunhar tantos horrores nos campos de batalha que afastou-se da civilização e refugiou-se na floresta. Lá tornou-se mago e profeta, tendo previsto sua própria morte.

Comentários

Anônimo disse…
Ola Fernanda TUDO BEM:??

Eu venho acompanhando MERLIN, estou a ver o 3 episódio da série, mas tenho um dúvida:

Tú disses que a produção é uma minisérie de 13 episódios... então isso quer dizer que não vai passar disso? Não teremos mais temporadas?

ESTOU adorando a novidade, esta sendo uma das minhas preferidas!
Anônimo disse…
Fernanda, não seria uma série?
Eu vi o primeiro episódio e achei tosquinho demais, não senti vontade de continuar vendo...
Fernanda Furquim disse…
oi Lucas e Rafa! Olha, as críticas, matérias e releases que li estão dizendo que se trata de uma minissérie de 13 episódios!

Mas, Roma também é considerada minissérie e teve duas temporadas...então, vamos ver!
Unknown disse…
Eu tenho visto Merlin, está no quinto episódio. É uma gracinha, uma delícia de Série.

Rafa volta a ver, você vai passar a gostar. É bem legal.

Tomara mesmo que tenha 13 episódios.
Eu estou gostando. Achei a série simpática, apesar do visual e do linguajar um tanto "modernoso" demais.
Unknown disse…
Já repararam que no EP 10 da 3 temporada aos 21:55 minutos aparece o brasão de Portugal atrás do Merlin? Alguem sabe a razão?

Unknown disse…
Em que canal passa essa série Merlim?

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)