Canal Starz Transforma Spartacus em Série de TV

O canal Starz, o mesmo que lançou a série "Crash", prepara uma nova versão da história de "Spartacus". Foi autorizada a produção de 13 episódios desta série que tem como produtores executivos Sam Raimi, Rob Tapert, ambos de "Hércules" e "Xena", e ainda Joshua Donen, de "Legend of the Seeker".

Segundo o The Hollywood Reporter Steven S. DeKnight, de "Smallville", será o roteirista principal. Esta será a primeira série dramática a ser produzida pelo canal, e a segunda dramática a ser exibida, sendo "Crash", produzida pela Lionsgate em parceria com o canal, a primeira.

As filmagens serão feitas na Nova Zelândia, onde Raimi e Tapert filmaram "Hércules" e "Xena" e onde "Legend of the Seeker" está sendo produzida. A estréia está prevista para o final do primeiro semestre de 2009. Cada episódio está orçado em 2 milhões de dólares. A distribuição doméstica e internacional será da Worldwide Distribution.

Famoso pela produção cinematográfica dos anos 60 estrelada por Kirk Douglas e dirigida por Stanley Kubrick, Spartacus foi um soldado romano que ao desertar foi transformado em escravo. Ele se tornaria mais tarde o líder de uma revolta de escravos que ocorreu em 73 A.C. com a participação de mais de 120 mil pessoas.

O personagem e sua história já ganhou sete versões entre cinema e TV. A primeira "Spartacus", foi em 1913 na Itália, que lançou uma nova produção em 1953, com o título de "Spartaco Sins of Rome". Mas, foi em 1960 que o público assistiu à produção estrelada por Kirk Douglas, a qual se tornaria a mais famosa até hoje. Em 1964, uma nova versão, "Spartacus and the Ten Gladiators", também feita na Itália com co-produção da Espanha e da França. Em 1977, foi lançado no cinema a produção filmada do Balé Bolshoi apresentada nos palcos da antiga União Soviética. Em 2003 foi a vez da França apresentar sua versão e, em 2004, a história do escravo chegou à TV em um telefilme estrelado por Goran Visnjic, de "Plantão Médico/ER".

A revolta liderada pelo escravo é o ponto principal da trama dos filmes já produzidos sobre ele, tendo em vista que sua vida pessoal, antes ou depois da revolta, é desconhecida. De qualquer forma, a idéia é desenvolver o personagem em torno da situação de escravidão, que o levaria a uma situação de revolta.

O filme de Kubrick e a versão para a TV de 2004, tiveram como base o livro de mesmo nome escrito por Howard Fast. Na versão dos anos 60, o personagem era o perfeito herói, sem defeitos e com um grande senso do que era certo ou errado. Na versão mais recente, o personagem suavizou sua postura heróica e corrigiu algumas distorções históricas. Embora nada tenha sido dito a este respeito, é bem provável que a obra seja consultada pelos roteiristas e produtores. O canal Starz pretende trazer a história do escravo com um visual gráfico que lembre as HQ e os video games.


Segundo representantes do canal para o jornal The Hollywood Reporter, a produção será voltada exclusivamente para o público da TV a cabo. Apontando os filmes "300" e "Sin City" como inspiração para a produção, é bem provável que a minissérie "Roma" também seja usada pelos produtores como referência nas situações de sexo e violência. Tal qual os filmes mencionados, os cenários serão virtuais.

A série também deverá contar com atores desconhecidos compondo o elenco. Tendo em vista se tratar de um canal pequeno e os gastos com a produção de cada episódio, não seria viável contratar atores conhecidos ou famosos para compor o elenco e "sugar" metade do orçamento da produção com seus salários geralmente milionários.

Comentários

Unknown disse…
Ótimo post Fernanda.

Já vi os dois primeiros episódios de Crash.... Super desconfortável o racismo, o sectarismo, os abusos... Acho que não vou acompanhar não.

Se 300, Crash e Sin City que apesar de fantástico é talvez um dos filmes subliminarmente mais violentos dos últimos tempos, serão a inspiração para Spartacus a Série... Caraca.... Sai de baixo.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)