Havai 5-0 Ganha Remake


Mais uma série clássica entra para a lista de remakes da TV americana. “Havaí 5-0”, criada e produzida por Leonard Foreman e exibida pela rede CBS entre 1968 e 1980 terá uma nova roupagem. Segundo o The Hollywood Repórter, a própria emissora está com o projeto de trazer a série para os dias atuais. A adaptação está a cargo de Ed Bernero de “Criminal Minds”. “Havaí 5-0” teve um total de 12 temporadas, tornando-se a série policial mais longa da história da TV americana até ser desbancada por “Lei & Ordem”.

A série girava em torno do Departamento de Polícia do Havaí, chefiado por Steve McGarrett (Jack Lord), e seus assistentes, sendo o mais famoso Dan Williams (James MacArthur). Tal qual está sendo feito com “A Supermáquina”, a nova produção pretende enfocar as histórias no filho de McGarrett, Chris, que assumiu a posição que um dia foi de seu pai.

Famosa por seu tema de abertura composto por Morton Stevens, a nova produção pretende reutilizá-lo com um arranjo mais moderno, como foi feito com o tema de abertura de “Missão:Impossível”, para o cinema.

Jack Lord

Com “Havaí 5-0”, somam-se três as séries clássicas a ganhar um remake atualmente. A primeira é “A Supermáquina” que tem previsão de estréia na TV americana no final deste ano, sendo que o filme piloto já foi exibido. A segunda é “São Francisco Urgente/The Streets of San Francisco”, como já mencionada aqui. Isto sem falar na lista de séries que estão se preparando para chegar às telas de cinema, na qual “Havaí 5-0” está incluída. Há anos que a Warner Brothers tem planos para produzir uma versão cinematográfica.

Seguindo a narrativa de “Dragnet”, na qual os casos têm prioridade em relação à vida pessoal dos envolvidos, “Havaí 5-0” tornou-se um grande sucesso, sendo encerrada em 1980 apenas porque Jack Lord decidiu não continuar. O ator afastou-se da carreira logo depois, fixando residência na ilha onde se dedicou à pintura. Morreu em 1998. James MacArthur, que ainda está vivo, deixou o elenco da série em 1979.

Apesar de ter ficado famoso com a série, o ator já trabalhava há anos, tendo feito participações em várias séries e filmes para o cinema. Lord foi, inclusive, um dos atores convidados a interpretar o Capitão James T. Kirk em “Jornada nas Estrelas”, mas foi recusado por Roddenberry porque ele queria fazer parte da produção e dos lucros. Foi “Havaí 5-0” que deu fama e estabilidade ao ator, muito embora não tenha sido o primeiro a ser escolhido para o papel. Este foi oferecido as atores Richard Boone, de “O Paladino da Justiça”, Gregory Peck e Robert Brown, de “A Selva do Mar” e “E As Noivas Chegaram”. Todos recusaram, Lord aceitou desde que tivesse participação na produção e nos lucros.

James MacArthur e Jack Lord

Os anos 70 ficaram marcados pelo grande número de séries policiais que traziam uma abordagem mais realista às tramas e aos personagens. “Havaí 5-0” foi uma das primeiras a explorar esse gênero, atravessando toda a década. Também foi uma das primeiras a trazer a máfia chinesa dentro de uma narrativa fixa, na figura do personagem Wo Fat, o qual somente seria preso no último episódio da série.

Outro marco é a locação no Havaí. Até então, as séries de televisão ainda não tinham explorado a ilha a não ser pela produção ocasional de episódios especiais em uma ou outra série. Uma produção anterior da Warner Brothers, "Hawaiian Eye", era filmada em estúdios com incersões de imagens de praias do Havaí. A série “Havaí 5-0” praticamente instalou uma linha de produção para o gênero no Havaí criando, inclusive, uma equipe com nativos os quais foram utilizados como figurantes, atores em papéis menores e até na equipe de produção, tendo que aprender a função na prática.

Com seu encerramento em 1980, a CBS decidiu produzir uma nova série de TV no local para aproveitar o equipamento que já estava na ilha. Assim, surgiu “Magnum”, sobre um detetive particular que circula pelas paradisíacas ilhas havaianas.

No Brasil, a série "Havaí 5-0" está em sua quarta temporada em DVD.

Abaixo, o famoso tema de abertura da série:

Comentários

audiebronson disse…
Eu não sabia que , havai 5-0 havia acabado porque jack lord não quis continuar na serie.Fernanda voce não saberia de alguma informação da participação de james macArthur no remeke de havai 5-0?
Anônimo disse…
Dizem as más linguas que jack Lord sofria do mal de Alzheimer, e que resolveu sair da série para se afastar do show bizz e viver como recluso em seu condomínio no Hawaii.
Durante algum tempo Jack manteve contato por telefone uma vez por ano com James MacCarthur, mas com o passar do tempo a doença se agravou e os contatos terminaram.

David Piraino
Anônimo disse…
Bem,um outro dado curioso é que a CBS já tentou relançar a série Havai 5-0 em 1997, contratando Stephen J. Cannell para produzir o piloto.
Como Stephen não estava familiarizado com a série, a CBS exibiu vários episódios para que ele entrasse no clima, menos um: o último episódio da décima temporada onde o personagem Chin Ho Kelley, interpretado pelo ator Kam Fong é assassinado.
Stephen sem saber, contratou Kam Fong para reprisar o papel de Chin Ho Kelley no piloto.
Kam que passava por dificuldades financeiras na época, não pensou duas vezes e ficou quieto.
Somente depois do piloto estar pronto e editado é que o produtor soube da estória, e o projeto então foi arquivado.
Este piloto tem a participação de James MacCarthur como o governador do Havai e Gary Busey no lugar de Jack Lord.

Ele nunca foi ao ar...
Anônimo disse…
Gran Serie
Rubens disse…
Na verdade Hawaii Five-0 era sobre uma ficcional "Policia ESTADUAL do Hawaii", e recebeu esse nome em homenagem ao status do Hawaii como o 50. (quinquagésimo) estado americano.
Anônimo disse…
Famosa por seu tema de abertura composto por Morton Stevens,

.......e tocada pelos VENTURES.

JR

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)