Estréia 2ª Temporada de The Tudors


O canal P+A estréia hoje às 22h a segunda temporada de "The Tudors", co-produção do canal Showtime americano com a Inglaterra, Canadá e Irlanda. A série estreou em 2007 com quase 1 milhão de telespectadores os quais foram mantidos durante a estréia da segunda temporada.

Criada por Michael Hirst, a série retrata o período histórico em que viveu o rei Henrique VIII, responsável em separar a igreja católica do estado. Estrelada por Jonathan Rhys Meyers, a produção foi muito criticada por sua liberdade histórica. A série ainda condensou figuras históricas, criou pessoas que não existiam, omitiu outras que seriam importantes, e alterou o destino de pessoas chaves no contexto histórico do reinado de Henrique VIII.

Mesmo com tudo isso, "The Tudors" tem conseguido manter o interesse do público ao mesclar sensualidade, luta pelo poder, vinganças, traições, mortes e riqueza. Ingredientes que conquistam o interesse do público à gerações.


Filmada na Irlanda "The Tudors" chegou graças ao sucesso que "Roma" teve na HBO. Esta, também trabalhou de forma enxuta e direta o período de ascensão e queda de Júlio César, Cleópatra e Marco Antônio. Com a receptividade do público a esta produção histórica, o Showtime seguiu adiante com o projeto de "The Tudors", na expectativa de capitalizar o interesse do público de "Roma".

Em função do custo que seria manter uma série de TV por um período médio de cinco anos em episódios semanais, uma super produção épica era impensável até os dias de hoje. A TV a cabo veio, também, a contribuir com esta inovação a qual ainda não chegou à TV aberta americana. Até então, apenas as minisséries tiveram este tratamento épico na reprodução de cenários e figurinos que cobriam a história de gerações. Como foi o caso de minisséries como “Centennial”, “Raízes”, “Shogun”, “Os Últimos Dias de Pompéia”, e tanta outras.

O investimento na produção de séries de TV esteve, até agora, focado na reprodução de décadas que cobriam o Século XX. Tentativas de andar mais para trás e resgatar outros séculos só conseguiram seguir adiante com as minisséries. Poucas foram as séries que tentaram reproduzir o universo dos Séculos anteriores, à exceção dos faroestes os quais são uma tradição do gênero desde os anos 50, mas não são considerados épicos, e de uma ou outra produção feita em estúdio com pouquíssimo recurso. Esta é, na verdade, uma tradição inglesa, ou européia, que produzem séries épicas desde os anos 50.


“The Tudors” apresentou na primeira temporada a relação de Henrique VIII com sua esposa Catarina de Aragão, seu encontro com Ana Bolena e seu envolvimento com ela, que provocou a ruptura com a igreja católica, a qual não permitia ao rei que ele se divorciasse para ficar com Ana. A temporada termina com o suicídio de Wosley. Agora, na segunda temporada, veremos a luta de Henrique em divorciar-se de Catarina, tornar-se o Chefe de Igreja na Inglaterra, casar-se com Ana, conhecer Jane Seymour e… o resto é história.

Durante o evento do TCA – Television Critics Association, os produtores revelaram que a série foi planejada para durar quatro temporadas. Esta segunda irá definir a relação de Henrique com Ana; na terceira, sua relação com suas duas próximas esposas: Jane Seymour e Anna de Cleves e, na quarta e provavelmente última temporada, sua relação com as duas últimas esposas, Catarina Howard e Catarina Parr.


A produção da série também tem sido marcada com a presença de atores importantes na história do cinema. Tendo iniciado com Sam Neill que interpretou impecavelmente o Cardeal Wolsey, nesta segunda temporada teremos Peter O´Toole (foto abaixo), interpretando o Papa Paul III. Na próxima, já foi divulgada a presença de Max Von Sydow como Otto Truchsess von Waldburg, mais conhecido como Bispo Waldburg, que irá enfrentar o poder de Henrique VIII. Aguardemos para ver quem mais virá na terceira e na quarta temporada.

Outro personagem novo é Thomas Cranmer, Arcebispo de Canterbury (foto acima). Enquanto o Papa declara a união de Henrique e Ana ilegítima, o Arcebispo fará oposição ferrenha contra a igreja católica e irá declarar a relação legítima, conclamando os súditos a aceitarem Ana como Rainha.



A História Real

Henrique VIII entrou para a história por ter se casado seis vezes. Em função disso, seu reinado foi marcado por uma postura absolutista e pela separação do estado com a igreja católica. Tornando-se Chefe da Igreja anglicana, Henrique uniu a Inglaterra ao País de Gales, ou Wales, em inglês, que passou a fazer parte do Reino Unido. Henrique também condenou atos de bruxaria e sodomia, além de apelar para atos de guerra e invasão não tendo muita paciência para a diplomacia.

A famosa imagem de um Henrique VIII extremamente gordo não o acompanhou por toda sua vida. O rei começaria a engordar a partir de um acidente que sofreu o qual lhe rompeu um músculo, impedindo que praticasse atividades físicas. Assim, sedentário, passou a comer e a engordar. Sua morte ocorreu em 1547, provavelmente vítima de úlcera.

Segundo os próprios produtores no evento da TCA, a idéia é promover no ator Jonathan Rhys Meyers essa transformação interna e externa que o rei Henrique VIII sofreu ao longo dos anos. Vamos ver se vão cumprir!

Comentários

Unknown disse…
Exactly. Vamos ver se vão cumprir.
Anônimo disse…
aham... tbm acho e espero ver o um Henrique beeeem gordo.... e um pouco do reinado de Elizabeth I

até

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)