20th Century Fox se Une à ITV da Inglaterra


A Fox americana e a ITV Global, produtora que fornece programas para o canal inglês ITV, fecharam um contrato que estipula a criação de um fundo com o qual as duas empresas poderão produzir novos programas no futuro. Trata-se de um dos maiores acordos já realizados entre os dois países que há décadas vem competindo no mercado televisivo.

Desde os anos 50, os EUA compra programas ingleses para exibir em sua TV. Na década de 60, eles começaram a produzir versões americanas de programas e séries inglesas. O marco no entanto veio na década de 70 quando foi produzida a sitcom "Tudo em Família/All in the Family", versão de "Till Death Do Us Part", que revolucionou a linguagem das sitcoms americanas. Já as séries produzidas na terra do Tio Sam começaram a entrar em território inglês quando o canal ITV iniciou suas transmissões em 1955.

Com este contrato entre Fox e ITV, ambas as empresas terão acesso à produção uma da outra. O primeiro resultado desta nova aventura será a versão inglesa de "Dharma & Greg". No entanto, o contrato não é exclusivo. Tanto a Fox quanto a ITV podem trabalhar com outras produtoras em ambos os países. Tanto que as versões americanas da ITV, "Eleventh Hour" e "Sit Down, Shut Up", são uma co-produção com a CBS e a Sony respectivamente.

Até então, os acordos entre BBC Worldwide Productions, da Inglaterra, e a Sony TV dos EUA; e a BBC e a HBO, eram os mais importantes acordos que existiam entre os dois países para a produção de programas. No entanto, desta vez, o acordo entre a Fox e a ITV permite que ambas empresas produzam em conjunto um programa ou uma série inédita, possibilitando, inclusive, que se faça duas versões diferentes: uma para o mercado inglês (que permite maior ousadia na abordagem de temas) e uma para o mercado americano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)