SAG 2008

A cerimônia de entrega do SAG Awards teve participação dos atores e roteiristas em função do apoio que o Sindicato dos Atores vem dando ao Sindicato dos Roteiristas durante a greve que está em seu terceiro mês. Apesar de tudo, o evento não foi marcado por discursos ou depoimentos políticos e, sim, pela celebração à profissão de ator. A cerimônia teve início com alguns atores apresentando-se ao público, contando qual foi sua primeira performance e finalizando com seu nome e sua profissão. O ator Kyle MacLachlan, de "Desperate Housewives", chegou a mostar sua carteirinha do Sindicato.

O discuro do presidente do Sindicato, Alan Rosenberg, mencionou a parceria entre os atores e os roteiristas, salientando que esta cumplicidade existe desde que o SAG foi criado. Em seu discurso, o ator lembrou a importância da luta por seus direitos para que novas gerações de atores possam ter seus trabalhos reconhecidos, tal qual foi no início do próprio Sindicato. Atores comentaram sobre a greve durante o desfile no tapete vermelho.

Os vencedores do prêmio SAG deste ano na categoria séries de TV foram:


Melhor Elenco de Série Dramática: "A Família Soprano". Sem dúvida nenhuma uma das melhores e mais completas séries dos últimos anos. A que trouxe, definitivamente, o cinema para dentro do gênero, unindo os ingredientes que já estavam sendo explorados por outras produções. O elenco sempre foi bem afinando e muito embora o protagonista se destaque em função de sua própria importância na trama, as cenas com os demais personagens se igualam em mesmo nível.

Melhor Ator de Série Dramática: James Gandolfini por "Família Soprano". Não foi de fato uma novidade. O ator se despede da série recebendo o prêmio mais do que merecido. Os demais concorrentes ainda têm tempo para ser homenageados pelos papéis que estão interpretando. O ator chegou à TV no final dos anos 90 fazendo pequenas participações. A série foi seu primeiro grande trabalho que alavancou sua carreira.


Melhor Atriz de Série Dramática: Edie Falco por "Família Soprano". Embora a maioria apostasse na Glenn Close, Edie Falco recebe o reconhecimento dos colegas pelo mesmo motivo que Gandolfini. Sua última oportunidade de ser homenageada por este trabalho. Edie Falco chegou à TV no início dos anos 90 e teve participações em séries como "Homicide: Life on the Street", "New York Undercover", "Lei e Ordem", "Will & Grace" e "Oz", antes de entrar para o elenco de "A Família Soprano". Sempre fazendo pequenos papéis e participações, a série também alavancou sua carreira para futuros trabalhos.

Melhor Ator de Série Cômica: Alec Baldwin por "30 Rock". O personagem caiu como uma luva para este ator. Ele já vinha aparecendo na TV desde os anos 80. Começou como galã e herói romântico, tentou o drama, mas foi na comédia que consegiu deixar sua marca. Com as séries dando um maior destaque para personagens caricatos, atores como Baldwin, que eram criticados por suas interpretações "over", estão conseguindo um lugar ao sol. Baldwin iniciou a carreira na TV integrando o elenco da novela "The Doctors". Em seguida, já estrelou sua própria série, "Cutter Houston", que foi cancelada com uma temporada. Voltou a trabalhar em novelas, desta vez, uma novela noturna, "Knotts Landing". Apesar de trabalhos em filmes e miniséries, o ator somente começaria a se destacar em papéis cômicos a partir desta década. Segundo Tina Fey, Baldwin não compareceu à cerimônia em função de um funeral.

Melhor Atriz de Série Cômica: Tina Fey por "30 Rock". Tal qual o Golden Globe, Fey recebeu merecidamente o prêmio de Melhor Atriz Cômica. Como disse antes, ela está trilhando o caminho deixado em aberto pelas atrizes Candice Bergen e Helen Hunt. Atriz, roteirista e produtora, Tina está começando a deslanchar sua carreira após quase 10 anos integrando o elenco do humorístico "Saturday Night Live".



Melhor Elenco de Série Cômica: "The Office". A premiação de séries cômicas não seguiu o caminho da premiação de séries dramáticas, ou seja, "30 Rock" ganhou os prêmios de melhor ator e atriz mas não levou o de elenco. Isso porque, apesar do elenco ser ótimo, são as cenas com Baldwin e Fey que realmente dão impulso à série. Já "The Office", o elenco está homogêneo, apesar da força que o personagem de Steve Carrell tem na trama. Os demais atores não ficam em segundo plano.


Melhor Equipe de Dublês:
"24 Horas". Galgada na ação dramática, essa produção é a quem mais exige da equipe de dublês em virtude da importância que as cenas de ação traz para a narrativa da série. Metade de seu sucesso é em função disso.

O Lifetime Achievement Award foi entregue à Charles Durning, ator coadjuvante em centenas de séries e filmes. Durning iniciou sua carreira televisiva na década de 60, com participações em séries como "East Side/West Side", "As Enfermeiras" e "NYPD". Nos anos 70, teve participações em séries como "Tudo em Família", produção que revolucionou a TV americana. Outras participações em outras séries se seguiram. Entre 1990 e 1994, integrou o elenco de "Evening Shade", sitcom estrelada por Burt Reynolds, que recebeu o amigo no palco para lhe entregar o prêmio. Atualmente, o ator está no elenco de "Rescue Me". Aos 84 anos, Durning está no elenco de quatro filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)