Charles Lane (1905-2007)


Presente em quase todas as séries produzidas nos anos 50 a 70, Charles Lane é aquele rosto que todo mundo já viu, mas poucos guardaram seu nome. Integrou o elenco de filmes e séries fazendo papéis de todos os tipos. O ator morreu aos 102 anos de idade no dia 9 de julho.

Charles Gerstle Levison nasceu em São Francisco no dia 26 de janeiro de 1905. No ano seguinte, sobreviveu ao terremoto que destruiu a cidade. Lane trabalhava como vendedor de seguros quando um amigo o convenceu a tentar a carreira de ator. Iniciou seus trabalhos no teatro, com peças de Shakespeare e Chekhov, e logo mudou-se para Hollywood onde iniciou sua carreira como figurante em 1931. Ao longo dos anos seus papéis foram crescendo.

Após quase duas décadas no cinema, Lane chegou à televisão. Amigo de Lucille Ball desde os tempos em que ambos eram figurantes na RKO, a atriz o levou para a TV como ator convidado em vários episódios de I Love Lucy. A partir daí, ele não parou mais. Fez em séries como Topper, Perry Mason, Além da Imaginação, A Família Buscapé, Maverick, O Pimentinha, Mr. Ed, Dobie Gillis, Agente 86, O Homem da UNCLE, Os Monstros, James West, Judd, O Fazendeiro do Asfalto, A Noviça Voadora, A Feiticeira, Nanny, Os Novatos, Rhoda, Família, Mork & Mindy, Lou Grant, Os Pioneiros, Nos Bastidores da Lei e muitas outras. Com certeza quem acompanha as séries de TV americanas já viu seu rosto dezenas de vezes.

No cinema, Lane esteve em filmes de Frank Capra como A Felicidade Não Se Compra, O Galante Mr. Deeds, A Mulher Faz o Homem, Esse Mundo é um Hospício e Do Mundo Nada Se Leva. Também esteve em Deu a Louca no Mundo, O Médico e o Monstro, e muitos outros. O ator aposentou-se quando completou 90 anos.

Fumante inveterado, Lane foi levado ao hospital em 1990 com dificuldades respiratórias. Quando o médico perguntou-lhe se ele ainda fumava, Lane respondeu: "Parei de fumar há 45 minutos atrás", e nunca mais fumou.

Em 1931, casou-se com Ruth Covell com quem teve dois filhos, Tom e Alice. Sua esposa morreu em 2002. Lane foi um dos fundadores do Screen Actors Guild, o Sindicato dos Atores, e da Academy of Television and Science. Em 2005, o TV Land Awards o homenageou como o mais antigo membro ainda vivo. Esse ano, um documentário sobre sua vida e carreira foi produzido sob o título de "You Know the Face".

Abaixo, homenagem do TV Land Awards aos 100 anos do ator em 2005

Comentários

Anônimo disse…
Sensacional.Maravilhoso.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)