Curso Sobre Séries de TV em São Paulo

Uma feiticeira que torce o nariz e torna tudo possível. Uma bela gênia que sai de sua garrafa milenar transformando sonhos em realidade. Uma noviça que voa. Uma nave espacial que vai até onde nenhum outro homem jamais esteve. Um impagável grupo de amigos que encanta Nova York. Um detetive compulsivo que não pode ver nada fora do lugar... são incontáveis as imagens e situações que há décadas povoam o nosso imaginário coletivo, graças a uma dos maiores manifestações da cultura popular do nosso século: as séries de televisão.

Com a popularização dos seriados americanos que chegam ao Brasil em volume cada vez maior graças à TV paga e aos lançamentos em DVD, o gênero atrai milhões e milhões de seguidores, e já é até objeto de estudos acadêmicos. A TV brasileira busca a cada ano investir na produção de séries próprias como uma forma de ampliar sua grade, descobrindo assim uma nova forma de contar uma história.

As séries americanas estão se tornando cada vez mais super-produções que equalizam em técnica e roteiros, com grandes filmes lançados nos cinemas, tanto que é cada vez maior o número de séries a ganhar uma versão cinematográfica. Assim, para se produzir um gênero ainda não explorado em sua totalidade no Brasil, é necessário conhecer sua história. Compreendendo como evoluíram as séries americanas (a maior influência na TV hoje em dia), é possível compreender como adaptá-las, ou criar suas próprias versões.

O Curso Séries de TV: Emoções em Episódios, totalmente inédito no Brasil, é uma iniciativa da Professora Fernanda Furquim e do Planeta Tela Espaço Cultural no sentido de radiografar detalhadamente, década por década, as histórias, as estruturas, as narrativas e a importância deste formato muito peculiar de dramaturgia.

Indicado para estudantes de Rádio e TV, Roteiristas, Diretores, Historiadores de Mídia e Televisão, Jornalistas, Críticos de TV e demais interessados no assunto, o curso apresenta um panorama geral da televisão americana e uma análise histórica e crítica das principais séries de TV divididas por décadas - anos 50, 60, 70, 80, 90 e 2000 - bem como sua evolução. O Curso também fará um panorama crítico sobre as principais séries brasileiras. Durante as aulas, serão utilizadas imagens de séries importantes na história da TV Americana como material de análise e ilustração.

Séries de TV: Emoções em Episódios
Com Fernanda Furquim.
De 07 de agosto a 27 de novembro de 2007.
Aulas sempre às 3as. e 5as. feiras, das 19:00 às 23:00 horas.
Carga horária de 128 horas.

Veja mais informações aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)