Morre Rodney Gomes

O dublador Rodney Gomes morreu no dia 15 de setembro. Gomes estava hospitalizado há algum tempo com problemas relacionados à diabetes. Nascido em Sorocaba, São Paulo no dia 3 de agosto de 1936, Rodney começou a trabalhar aos 10 anos com os filmes Pinguinho de Gente e Obrigado Doutor, entre 1947 e 1948. Em seguida, atuou na Rádio Mauá e no Teatro do Sesi. Entrou na Rádio Nacional em 1949 e na televisão em 1957. Em 1959 entrou para a dublagem.

Seu primeiro papel importante na dublagem foi em 1961 com o personagem Little Joe da série Bonanza, que, no Brasil, durou sete anos. Depois veio o Robin, da série Batman. Também foi a voz oficial do ator Roddy McDowall, que ele dublou em vários filmes e na série Planeta dos Macacos. Ele também foi a voz oficial do ator Jack Lemmon, quando jovem, e Mickey Rooney. Ainda entre seus trabalhos estão a famosa Formiga Atômica (foto), o personagem John da série inglesa Seres do Amanhã, as séries Meus Filhos e Eu, Thunderbirds, Agentes da Felicidade, os filmes Irmão Sol, Irmã Lua, e Romeu e Julieta, de Zefirelli, o personagem Walter da série Automan, o Louis Gossett Jr. em Inimigo Meu, e o personagem Iago na série animada Aladim. Como diretor de dublagem, foi responsável pelas séries Gato-Cão, a redublagem de Speed Racer, Máquina do Tempo, e muitos outros.

Entrevista com Rodney Gomes foi publicada na revista TV Séries nº26, edição especial da série Batman, ainda disponível.

Crédito da foto: Revista TV Séries

Episódio dublado da Formiga Atômica com a voz de Rodney Gomes

Comentários

Anônimo disse…
Mais uma baixa num ano de grandes perdas para os fãs de seriados e desenhos.
Mês passado foi a vez de Ed Benedict, desenhista da Hanna-Barbera, responsável pelo traço de personagens como Flintstones, Zé Colméia, Pepe Legal, Dom Pixote, Jambo e Ruivão e outros.
"Lá vai a biônica, Formiga Atômicaaaa" (acho que era isso - rs)

Como disse o Paulo, mais uma baixa...

Beijocas
Mari
rodineisilveira disse…
Fernanda,

Pude notar que, neste episódio da Formiga Atômica (A Formiga Mais Rápida do Oeste), temos, na dublagem original da Herbert Richers, a presença do veteraníssimo Isaac Bardavid, dublando o vilão Rowdy Dowdy.
Isso era o que eu tinha a relatar por aqui.
Bye-bye!

Um abração deste amigão que vos escreve sempre,

Rodinei Campos da Silveira

HANNA-BARBERA - SPACE GHOST - 40 ANOS

:-)

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)