Tom & Jerry São Processados

A produção do desenho teve início nos anos 40 e extendeu-se até os anos 60, com a estréia da série animada e em suas histórias vale tudo: machados, facas, armadilhas, atropelamentos, quedas e muitas outras cenas que até hoje é ponto de discórdia entre psicólogos/pedagogos e a televisão. Mas quem diria que após quase 40 anos o desenho Tom & Jerry seria processado não pela violência contida em suas persguições, mas pelo fato do gato Tom fumar!!!

Isso mesmo, um telespectador da Inglaterra entrou com uma queixa na Ofcom, empresa que regulariza a mídia inglesa, contra a exibição de dois episódios da série Tom & Jerry, Texas Tom e Tennis Chumps, nos quais o personagem Tom aparece fumando. No primeiro, tentando imprecionar uma gatinha, Tom enrola um cigarro, acende e traga; no outro, Tom fuma um charuto.

A crítica às cenas é que "aparecer fumando na televisão pode dar a entender que fumar é normal". A empresa Ofcom afirma que o canal Boomerang, que exibe o desenho na Inglaterra, tinha cocordado em editar (leia-se cortar) as cenas em que os personagens poderiam aparecer fumando. Segundo a empresa, a licença para exibir o programa tinha uma cláusula em que "o canal se propõe a editar qualquer cena ou referência ao uso do cigarro como uma forma de aceitação ou encorajamento para imitação", especialmente em programas voltados para crianças.

Nas décadas de 30, 40 e 50, era muito comum o uso do cigarro como um objeto de estilo e charme. Nos anos 60, já existiam restrições, especialmente para programas voltados para o público infanto-juvenil. Atores era aconselhados a não fumarem em público. A exemplo disso, personagens como Almirante Nelson de "Viagem ao Fundo do Mar" tiveram que parar de fumar e fotos do ator William Shatner vestido de Capitão Kirk, fumando, foram tiradas de circulação.

Abaixo, um episódio de Tom e Jerry que faz uma referência à série O Agente da UNCLE:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)