Tom & Jerry São Processados

Isso mesmo, um telespectador da Inglaterra entrou com uma queixa na Ofcom, empresa que regulariza a mídia inglesa, contra a exibição de dois episódios da série Tom & Jerry, Texas Tom e Tennis Chumps, nos quais o personagem Tom aparece fumando. No primeiro, tentando imprecionar uma gatinha, Tom enrola um cigarro, acende e traga; no outro, Tom fuma um charuto.
A crítica às cenas é que "aparecer fumando na televisão pode dar a entender que fumar é normal". A empresa Ofcom afirma que o canal Boomerang, que exibe o desenho na Inglaterra, tinha cocordado em editar (leia-se cortar) as cenas em que os personagens poderiam aparecer fumando. Segundo a empresa, a licença para exibir o programa tinha uma cláusula em que "o canal se propõe a editar qualquer cena ou referência ao uso do cigarro como uma forma de aceitação ou encorajamento para imitação", especialmente em programas voltados para crianças.
Nas décadas de 30, 40 e 50, era muito comum o uso do cigarro como um objeto de estilo e charme. Nos anos 60, já existiam restrições, especialmente para programas voltados para o público infanto-juvenil. Atores era aconselhados a não fumarem em público. A exemplo disso, personagens como Almirante Nelson de "Viagem ao Fundo do Mar" tiveram que parar de fumar e fotos do ator William Shatner vestido de Capitão Kirk, fumando, foram tiradas de circulação.
Abaixo, um episódio de Tom e Jerry que faz uma referência à série O Agente da UNCLE:
Comentários