Novos Projetos e Pilotos - Parte 9

Cena da peça "Clandestinos"

Continuamos com a nossa série de postagens sobre novos projetos e pilotos que inclui a TV americana, inglesa, canadense, brasileira e eventualmente outros países. Como podem ver, já estamos na postagem de número 9 e o ano ainda nem terminou. Desde 2008 trazemos este tipo de informação em postagens individuais ou em nosso "Guia de Pilotos", com a quais tentamos agrupar o maior número possível de projetos em produção.

No Brasil

Com o sucesso de "Som e Fúria", versão da série canadense "Slings & Arrows", que fala sobre os bastidores do teatro, a Globo correu para desenvolver um projeto próprio (nacional) seguindo o mesmo tema. "Clandestinos" tem como base uma peça de teatro, a qual conta a história de jovens artistas que buscam uma chance no precário mundo da produção brasileira. Enquanto não conseguem um contrato com um grande canal de TV, eles vivem à margem desse universo fazendo figuração em filmes e novelas e testes para comerciais. O projeto é de João Falcão, diretor da peça, Guel Arraes e Jorge Furtado. Tudo indica que a Globo já aprovou a produção de 6 episódios, os quais poderão estrear ainda no primeiro semestre de 2010. Lembrando que o Multishow já estreou a série "Quase Anônimos", que traz o mesmo tema.

Outro projeto de João Falcão pela Globo é "Loucos Por Elas", que gira em torno de um homem de 40 e poucos anos, interpretado por Du Moscovis, que perde a memória e volta a se comportar como um jovem de 20 poucos anos.

Tem também uma série americana que deverá ser rodada no Rio de Janeiro. A notícia sobre a produção desta série vem circulando na Internet há algumas semanas, tendo como fonte o jornal The New York Post. Mas, estranhamente, não aparece em jornais e sites mais confiáveis. Foi reproduzida pelo jornal O Globo, que traz pouca informação adicional, àquelas que já tinham sido divulgadas. O próprio site oficial da produtora de Scott Steindorff, apontado como roteirista e produtor responsável por "Rio", não traz informações sobre esta produção. A única notícia ligando o nome de Steindorff ao Rio de Janeiro é um filme chamado "Lobos", que gira em torno de uma colônia de lobisomens no Brasil.

Em função disso, até ser confirmada, trataremos esta notícia como rumor. Então, segundo estes rumores, Scott Steindorff, de "Las Vegas", criou a série "Rio", que será filmada no Rio de Janeiro. Estrelada por Jason Lewis, visto em "Sex and the City", a série apresenta um detetive que desembarca no Galeão para investigar um crime; apaixona-se pelo lugar paradisíaco e decide ficar. Também no elenco deve estar a brasileira Cinthia Moura, que interpreta a recepcionista de uma boate. De acordo com os rumores, a produção não tem um canal definido para ser exibido.

Callum Keith Rennie

No Canadá

O ator Callum Keith Rennie, visto recentemente em "Californication" e "FlashFoward", estrela a série "Shattered", já comentada aqui. A novidade está no elenco que será composto por Molly Parker e Camille Sullivan. O piloto da série já está em fase de produção em Vancouver, pela E1 Entertainment em associação à Force Four Films, com previsão de estréia em 2010 pelo canal Showcase, de propriedade da Canwest.

A história parece ter mudado um pouco desde que divulgamos a informação sobre a série (veja o link acima). Agora, Rennie interpreta Ben Sullivan, um detetive da homicídios com múltipla personalidade, que é casado com Ella (Sullivan) e que tem de lidar com uma nova parceira no trabalho, interpretada por Parker. Também no elenco estão Karen LeBlanc, Cle Bennett e Martin Cummins. Além de atuar, Rennie será um dos produtores executivos.

Elenco do primeiro piloto de "Global Frequency"

Nos Estados Unidos

A NBC prepara o piloto de uma sitcom assinada por Jay Tarses, de "Public Morals", e seu filho Matt Tarses, sob o título de "Assisted Loving". A produção será da Sony Pictures TV e gira em torno de um jovem gay que ajuda seu pai a encontrar um novo amor depois que sua mãe morre. Jay também é ator, e pode ser visto na série "My Boys", na qual interpreta Jack Brisco. Matt Tarses também está desenvolvendo o projeto "True Love", o qual terá a produção executiva de sua irmã, Jamie Tarses, que também está por trás da versão televisiva de "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas/St. Elmo´s Fire".

Pelo CW está em desenvolvimento um novo projeto com base nos quadrinhos de "Global Frequency". Por enquanto restrita ao roteiro, a produção do piloto ainda não foi encomendada. Trata-se do remake de um piloto produzido por John Rogers, de "Leverage", para o antigo canal WB que chegou a encomendar 13 episódios. Mas as mudanças sofridas na administração do canal, que o levou a se unir ao UPN, transformando-se no canal CW, cancelaram o projeto.

Em 2005, o piloto estrelado por Michelle Forbes caiu na Internet, atraindo o interesse do canal pelo projeto. A história criada por Warren Ellis para os quadrinhos será adaptada agora por Scott Nimerfro, de "Pushing Daisies". O enredo gira em torno de uma agência clandestina que tem como objetivo impedir que a política internacional de países interfiram na segurança da comunidade global. Para tanto, conta com 1001 agentes espalhados pelo mundo, infiltrados em diversas áreas.

Já os fãs de Barry Sonnenfeld, produtor de "Pushing Daisies", podem aguardar por sua nova comédia, que recebeu o título de "Funny in Farsi". O projeto ganhou a produção de um piloto pela rede ABC. A história tem como base o livro biográfico de Firooseh Dumas, escritor iraniano que chegou aos EUA com 7 anos, quando seu pai, um engenheiro, mudou-se com a família para Newport Beach, California, nos anos 70. A versão para a TV será assinada por Jeffrey Hodes e Nastaran Dibai, de "According to Jim". Sonnenfeld renovou seu contrato com a ABC por mais dois anos, com o qual deverá desenvolver uma série cômica e uma série dramática. Confira aqui outros projetos de Sonnenfeld que estão em desenvolvimento.

Matthew McConaughey

Enquanto isso, a Fox se mantém firme na decisão de produzir séries animadas para seu horário nobre. O canal tem um projeto que terá como base a vida do irmão do ator Matthew McConaughey. "Rooster Tales" gira em torno de um delegado que se casa com uma jovem mexicana, que tem uma família composta por, aproximadamente, 114 membros, os quais convivem de perto com a jovem esposa. Por enquanto o projeto está em fase de desenvolvimento de roteiro. Caso seja encomendada a produção, ela ficará a cargo de McConaughey através de sua produtora, a J.K. Living Productions.

Já a HBO aproveitou o anúncio do fim do programa de Oprah Winfrey, previsto para 2011, e divulgou que assinou contrato com sua produtora, a Harpo Films, para desenvolver uma nova série para o canal. Ainda em fase de projeto, a história deverá girar em torno de uma mulher que abandona uma vida perfeita, marido e filhos, para tentar realizar seus sonhos e fantasias. Sem avisar ninguém, a decisão inesperada e abrupta faz com que a família pense que ela foi sequestrada e assassinada. O piloto será escrito por Erin Cressida Wilson, que deverá atuar como produtora executiva, ao lado de Oprah Winfrey, caso a HBO encomende a produção.

Elenco original da série "Yes, Minister"

Na Inglaterra


As produções deste país vem crescendo em popularidade no mundo e no Brasil nos últimos anos. A qualidade técnica que vem sendo adotada pela produção inglesa nas duas últimas décadas colaborou para que suas séries tenham melhor aceitação pelo público acostumado às séries americanas.

Nos países da Europa, no entanto, a produção inglesa é muito bem difundida, dominando uma boa parte da programação européia. Algumas de suas produções já se tornaram clássicos e referências para países que ainda estão buscando uma identidade neste formato narrativo. Volta e meia sai uma notícia de que alguma série inglesa ganhou ou ganhará uma versão local. É o caso agora do clássico da BBC "Yes Minister", que terá uma versão na Ucrânia. Tudo indica que esta será a primeira versão de uma produção da BBC em um país do Leste Europeu.

A Inter TV, uma das principais rede de televisão do país, está produzindo 38 episódios da versão ucraniana da série. A sitcom dos anos 80 faz uma sátira aos bastidores do governo inglês, através do cotidiano do Primeiro Ministro. A série, exibida em mais de 80 países, já foi adaptada para a Índia, Turquia e Holanda. Embora nunca tenha sido exibida no Brasil, ela é um clássico imperdível para colecionadores e fãs do formato seriado mundial. Com um humor irônico e seco, típico inglês, a política da época é dissecada pela sitcom que nos anos 90 ganhou uma nova produção, desta vez batizada de "Yes, Prime Minister".

Na Inglaterra, a BBC está desenvolvendo o piloto da comédia "The Inn Mates", que gira em torno de pessoas que se reunem para o almoço de domingo em um pub chamado The King´s Ransom. Entre os fregueses estão, um jovem que tenta se relacionar com o pai, doador de esperma; uma mulher de "espírito livre" que busca seu verdadeiro amor; uma dupla de policiais que tem uma imaginação fértil para fantasiar a realidade; e dois casais, um, feliz no casamento, outro, infeliz.

O projeto desta série foi criado em 2008 por John Warburton, aluno do Comedy College, oficina de roteiro para comédias oferecido pela BBC, com o objetivo de encontrar novos roteiristas. Esta será a primeira produção com base em roteiro desenvolvido na oficina.

Outro projeto da BBC recebeu o título de "The Silence". Trata-se de uma minissérie de quatro episódios estrelada por Genenvieve Barr, Doulgas Henshall, Gina mcKee e Hugh Bonneville. A história gira em torno de Amelia Edwards (Barr), uma mulher surda, que testemunha o assassinato de uma policial. Detalhe, Genevieve Barr é surda na vida real.Criada por Fiona Seres, a direção está a cargo de Dearbhla Walsh com produção da Company Pictures.

Já o Channel 4 encomendou uma temporada com 5 episódios iniciais da comédia "Pete Vs Life", produzida pela Objective Proudctions, já divulgada aqui. A série é estrelada por Rafe Spall, de "Desperate Romantics", que interpreta um jornalista esportivo. Criada por Bert Tyler-Moore e George Jeffrie, deverá estrear em maio de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)