Pesquisa de Perfil da Audiência Americana
E mais uma vez a pesquisa que as agências de publicidade americanas realizam nos EUA para traçar a média de idade do público que assiste à TV confirma: idade média de 50 anos. Não importa o quanto eles desejem, não importa o quanto eles trabalhem para modificar este quadro, desde os anos 70 que a média de audiência da TV americana está na faixa etária acima da desejada pela publicidade, que é entre 18 e 49 anos, na teoria, mas 18 a 35 anos na prática.
A definição da audiência alvo foi criada no final dos anos 60 com o sucesso da série "Mod Squad" que, semanalmente, trabalhava a contracultura americana de forma séria na televisão. Os jovens deram à esta série a audiência e a popularidade tão sonhada pelas agências de propaganda e foi ela, entre outras questões, que fez as agências de publicidade definirem a faixa etária alvo entre 18 e 49 anos.
De acordo com a Magna Global, que realizou a pesquisa, a média de idade para a rede CBS é de 54 anos. Para a rede ABC é de 50 anos e para a NBC é de 49 anos. Já para o canal Fox, a média etária é de 44 anos. Para o canal CW, é um pouco mais baixa: 34 anos.
A pesquisa também aponta que esta é a média de idade do público que assite à programação da TV no momento em que ela é exibida. A média de idade para o público que assiste à programação gravada para ser vista mais tarde, é de dez anos menos.
Executivos da televisão acreditam que uma das formas de baixar a faixa etária é produzir mais programas voltados à ficção científica, à temáticas adolescentes, ou temas ligados a situações de escapismos e intrigas complicadas.
A pesquisa também apontou alguns dos programas que são mais visados pelo público jovem e pelo público "velho". "One Tree Hill", da CW, tem a audiência mais jovem da média, que é de 26 anos. "American Dad" e "Family Guy", dão para a Fox sua audiência mais jovem, que é de 26 anos. A já cancelada "Canterbury´s Law", dava à Fox sua audiência mais velha, que era de 55 anos (principal motivo pelo qual foi cancelada).
Já para a NBC, sua audiência mais jovem é a série "Scrubs", que tem uma média de 34 anos, seguida de "The Office", que conquista a faixa média de 35 anos, e "American Gladiators", com uma média de 36 anos. A série "Monk", do USA, exibida pela NBC durante a greve de roteiristas, deu ao canal sua audiência mais velha, que foi uma faixa etária média de 58 anos.
Para o canal CBS, "How I Met Your Mother" tem sua audiência mais jovem, que é de 45 anos. O programa "60 Minutes", é a audiência mais velha do canal: 60 anos na média. Para o canal ABC, "Supernanny" traz a audiência mais jovem, 41 anos de idade, seguinda por "Lost" que dá uma audiência média na faixa etária de 43 anos. "Women´s Murder Club" dava para o canal sua audiência mais velha, que era de 57 anos (e deve ter sido cancelada por este motivo). "Dancing with the Star", um grande sucesso de audiência do canal ABC dá uma média etária de 55 anos de idade.
Alguns apontam a Internet como um fator de concorrência para a TV na faixa etária abaixo dos 35 anos. Mas, a verdade é que os jovens nunca foram o público médio da TV, embora sejam seus alvos.
Matéria Relacionada:
21/01/2008 - O Porquê dos Clássicos
A definição da audiência alvo foi criada no final dos anos 60 com o sucesso da série "Mod Squad" que, semanalmente, trabalhava a contracultura americana de forma séria na televisão. Os jovens deram à esta série a audiência e a popularidade tão sonhada pelas agências de propaganda e foi ela, entre outras questões, que fez as agências de publicidade definirem a faixa etária alvo entre 18 e 49 anos.
De acordo com a Magna Global, que realizou a pesquisa, a média de idade para a rede CBS é de 54 anos. Para a rede ABC é de 50 anos e para a NBC é de 49 anos. Já para o canal Fox, a média etária é de 44 anos. Para o canal CW, é um pouco mais baixa: 34 anos.
A pesquisa também aponta que esta é a média de idade do público que assite à programação da TV no momento em que ela é exibida. A média de idade para o público que assiste à programação gravada para ser vista mais tarde, é de dez anos menos.
Executivos da televisão acreditam que uma das formas de baixar a faixa etária é produzir mais programas voltados à ficção científica, à temáticas adolescentes, ou temas ligados a situações de escapismos e intrigas complicadas.
A pesquisa também apontou alguns dos programas que são mais visados pelo público jovem e pelo público "velho". "One Tree Hill", da CW, tem a audiência mais jovem da média, que é de 26 anos. "American Dad" e "Family Guy", dão para a Fox sua audiência mais jovem, que é de 26 anos. A já cancelada "Canterbury´s Law", dava à Fox sua audiência mais velha, que era de 55 anos (principal motivo pelo qual foi cancelada).
Já para a NBC, sua audiência mais jovem é a série "Scrubs", que tem uma média de 34 anos, seguida de "The Office", que conquista a faixa média de 35 anos, e "American Gladiators", com uma média de 36 anos. A série "Monk", do USA, exibida pela NBC durante a greve de roteiristas, deu ao canal sua audiência mais velha, que foi uma faixa etária média de 58 anos.
Para o canal CBS, "How I Met Your Mother" tem sua audiência mais jovem, que é de 45 anos. O programa "60 Minutes", é a audiência mais velha do canal: 60 anos na média. Para o canal ABC, "Supernanny" traz a audiência mais jovem, 41 anos de idade, seguinda por "Lost" que dá uma audiência média na faixa etária de 43 anos. "Women´s Murder Club" dava para o canal sua audiência mais velha, que era de 57 anos (e deve ter sido cancelada por este motivo). "Dancing with the Star", um grande sucesso de audiência do canal ABC dá uma média etária de 55 anos de idade.
Matéria Relacionada:
21/01/2008 - O Porquê dos Clássicos
Comentários