O Incrível Hulk, 1ª Temporada, Já Está nas Lojas (Post Corrigido)
A Universal lançou este mês em DVD a primeira temporada da série produzida entre 1978 e 1982. A segunda temporada está prevista para chegar em setembro. A distribuidora também promete lançar todas as cinco temporadas de "O Incrível Hulk" ainda este ano.
Adaptada para a televisão por Kenneth Johnson, estrelada por Bill Bixby e Lou Ferrigno, "O Incrível Hulk" não reproduziu a história dos quadrinhos. Trata-se de uma mistura entre "O Fugitivo" e "Os Miseráveis", na qual temos o Dr. David Banner, médico e cientista, que procura uma forma de alcançar a super força que está presente em todos os seres humanos. Uma overdose acidental de raios gama altera a química de seu corpo. Agora, sempre que David Banner fica bravo ou sente-se ultrajado, ele sofre uma metamorfose, tornando-se um ser furioso, de pele verde, que passou a ser chamado de Hulk.
Banner é dado como morto e a criatura é injustamente procurada por um crime que não cometeu. Em busca de uma cura, ele precisa manter o segredo de sua transformação até encontrar uma maneira de controlar a criatura que está dentro dele. Assim, David passa a viajar pelos EUA na esperança de encontrar alguém, um cientista ou pesquisador, que possa ajudá-lo a controlar, ou parar com as transformações. A cada lugar que ele vai, consegue um emprego temporário e acaba envolvendo-se com os problemas das pessoas que estão a sua volta. Até este ponto da história, temos o enredo adaptado de "O Fugitivo". A referência de "Os Miseráveis" ocorre com a presença do repórter investigativo, Jack McGee (Jack Colvin), obcecado pela idéia de capturar a criatura, tal qual o policial Javer em sua perseguição a Jean Valjean.
A versão para a TV de "O Incrível Hulk" também difere das demais adaptações de super-heróis dos quadrinhos em função da temática abordada pela produção. Esta foi, na verdade, a primeira série de super-herói a buscar histórias que envolvessem questões sociais, culturais e psicológicas no desenvolvimento de sua trama. Abuso infantil, diferenças de classes sociais, alcoolismo, máfia, corrupção, tráfico de bebês, entre outros, são temas presentes.
A série originou-se de um filme piloto exibido em 1977 no qual é contada a origem do Hulk. O resultado da audiência incentivou a produção de um segundo filme piloto, "Morte em Família", no qual temos David trabalhando em um rancho de uma mulher paraplégica. Ele começa a suspeitar que a jovem está sendo envenenada por sua madrasta, que estaria interessada em sua herança. A audiência deste segundo filme definiu a produção da série, que estreou com o episódio "O Último Round", exibido em 1978.
O sucesso se estendeu durante suas cinco temporadas, nas quais, vez por outra, David encontrava com seu perseguidor, o jornalista McGee. Mas, em 1980, uma greve de atores paralisou a produção por quatro meses. Ao retornar, a série teve apenas mais dois anos de duração, visto que o contrato do ator, e eventualmente diretor, Bill Bixby estava para expirar e teria que ser renovado seguindo os novos termos conquistados pela greve e negociações. Estes eram os direitos conexos para a distribuição da série em home video e na TV a cabo, que estavam crescendo na época. Paralelamente, o ator estava sofrendo uma crise pessoal. Seu único filho morrera por negligência médica e pouco depois sua esposa cometeu suicídio.
Bill Bixby e Lou Ferrigno voltariam mais tarde para a produção de mais três telefilmes, "A Volta do Incrível Hulk", que também contou com a presença de Jack Colvin, "O Julgamento do Incrível Hulk" e "A morte do Incrível Hulk", produzido em 1990 e que colocou um final nessa história iniciada em 1977.
Quando a série foi cancelada, alguns roteiros já tinham sido escritos. São eles, "The Trial of Jack McGee", em que David é a única testemunha que pode salvar McGee, "Los Indios', no qual Banner viaja para a Floresta Amazônica em busca de uma cura, "David Banner R.I.P.", em que David é enterrado vivo, "The Steel Mill" e "Double Exposure". Nenhum deles foi filmado.
O box que chega agora nas lojas traz os episódios da primeira temporada mais o primeiro telefilme piloto que deu origem à série. Não foi incluído no box o segundo filme piloto, "Morte em Família", como já divulgado aqui. A distribuidora não informa se este telefilme será incluído nos próximos boxes. Sua ausência neste primeiro box também não foi explicada, visto que o telefilme consta nos lançamentos feitos nos EUA e na Europa.
Para os fãs mais nostálgicos, todos os episódios da série vem com a opção da dublagem original, aquela exibida pela Rede Globo quando estreou no Brasil. Apenas o filme piloto traz a redublagem utilizada pela Universal quando a distribuidora lançou em 2003 o piloto da série juntamente com o primeiro episódio do segundo ano, "Casados". Apesar de na embalagem apontar o episódio "Hulk Ataca em Las Vegas" como apenas em inglês, ele está sim com sua respectiva dublagem.
Com 450 minutos de duração, gravado em região 4, opção de áudio e legendas em inglês e português, tela cheia e sem nenhum Extra, o box está sendo oferecido ao valor de U$99.90. Nos episódios desta primeira temporada, temos a presença de Susan Sullivan, Dabbs Greer, Loni Anderson, Deanna Lund, Robert Alda, Don Marshall, Paul Picerni, Jennifer Darling, Julie Adams, Carl Franklin e Jack Kelly como atores convidados, além da presença de Brandon Cruz que interpretou o filho de Bill Bixby na série dos anos 60 "Courtship of Eddie´s Father".
Comentários