Falecimento: Joseph Barbera


Um dos responsáveis pela produção dos maiores clássicos da animação americana morreu nesta última segunda-feira aos 95 anos, de causas naturais. Deixa esposa e três filhos além de uma legião de fãs agradecidos por sua dedicação ao mundo da animação. Sua paixão por desenhos animados promoveu a produção de pérolas como Os Flintstones, Tom & Jerry, Johnny Quest, Os Jetsons, Manda-Chuva, Scooby-Doo, Penélope Charmosa, Zé Buscapé, A Formiga Atômica, Josie e as Gatinhas, e inúmeros personagens que marcaram a história da TV mundial.

Sua carreira como desenhista teve início meio a contragosto, já que ele não havia planejado seguir essa área. Mas por falta de opções, e precisando de dinheiro, ingressou no mundo da animação com trabalhos para os Estúdios Van Beuren. Depois, entrou para a equipe de animação da MGM, onde conheceu William Hanna (morto em 2001, de câncer na garganta), que também não tinha planejado fazer desenhos animados para viver. E "sem querer querendo", os dois viriam a se transformar em marca registrada, a Hanna-Barbera.

Tom & Jerry foi o primeiro desenho criado pela dupla. O sucesso rendeu indicações e prêmios e participação de Jerry no filme Marujos do Amor (1945), no qual ele aparece dançando ao lado de Gene Kelly. Quando o departamento de animação da MGM foi fechado, a dupla decidiu montar seu próprio estúdio, mesmo sem ter dinheiro suficiente para isso. Por isso, investiram na produção de desenhos para a TV. Por falta de verba, decidiram produzir desenhos que não utilizassem muitos cenários ou detalhes de traço, mas que se baseavam na qualidade de seus roteiros e diálogos. E foi isso que conquistou seu público e fez sua fama.

Abaixo, videos de alguns desenhos produzidos pela dupla Hanna-Barbera. Sendo que o primeiro deles é um comercial do Shampoo Dove que utiliza personagens criados pela dupla.

Comercial de Shampoo

Episódio do Zé Buscapé em Português

Tema do Scooby Doo de 1969.

Episódio de Tom & Jerry

Comentários

Anônimo disse…
Mais alguém que era quase da nossa família e animou nossa juventude, indo pro andar de cima...
Muita paz pra ele!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)