Falecimento: Joseph Barbera
Um dos responsáveis pela produção dos maiores clássicos da animação americana morreu nesta última segunda-feira aos 95 anos, de causas naturais. Deixa esposa e três filhos além de uma legião de fãs agradecidos por sua dedicação ao mundo da animação. Sua paixão por desenhos animados promoveu a produção de pérolas como Os Flintstones, Tom & Jerry, Johnny Quest, Os Jetsons, Manda-Chuva, Scooby-Doo, Penélope Charmosa, Zé Buscapé, A Formiga Atômica, Josie e as Gatinhas, e inúmeros personagens que marcaram a história da TV mundial.
Sua carreira como desenhista teve início meio a contragosto, já que ele não havia planejado seguir essa área. Mas por falta de opções, e precisando de dinheiro, ingressou no mundo da animação com trabalhos para os Estúdios Van Beuren. Depois, entrou para a equipe de animação da MGM, onde conheceu William Hanna (morto em 2001, de câncer na garganta), que também não tinha planejado fazer desenhos animados para viver. E "sem querer querendo", os dois viriam a se transformar em marca registrada, a Hanna-Barbera.
Tom & Jerry foi o primeiro desenho criado pela dupla. O sucesso rendeu indicações e prêmios e participação de Jerry no filme Marujos do Amor (1945), no qual ele aparece dançando ao lado de Gene Kelly. Quando o departamento de animação da MGM foi fechado, a dupla decidiu montar seu próprio estúdio, mesmo sem ter dinheiro suficiente para isso. Por isso, investiram na produção de desenhos para a TV. Por falta de verba, decidiram produzir desenhos que não utilizassem muitos cenários ou detalhes de traço, mas que se baseavam na qualidade de seus roteiros e diálogos. E foi isso que conquistou seu público e fez sua fama.
Abaixo, videos de alguns desenhos produzidos pela dupla Hanna-Barbera. Sendo que o primeiro deles é um comercial do Shampoo Dove que utiliza personagens criados pela dupla.
Comercial de Shampoo
Episódio do Zé Buscapé em Português
Tema do Scooby Doo de 1969.
Episódio de Tom & Jerry
Comentários
Muita paz pra ele!