Rede Globo Apresenta a série Decamerão


Começa hoje à noite na Rede Globo, a série semanal Decamerão – A Comédia do Sexo, com base nos textos do autor italiano Giovanni Bocaccio (1313-1375). As estórias contadas em tom de comédia, drama e romance giram em torno de três casamentos, em um universo indefinido de um passado distante. Nas palavras do diretor Jorge Furtado, “Decamerão é uma colagem de história, atemporal. Contamos o tempo da fábula, que se passa há muito tempo, em um lugar muito distante.” Juntamente com Guel Arraes, Carlos Gerbase e Adriana Falcão, Furtado escreveu os roteiros dos quatro episódios programados para as próximas semanas.

No elenco, Lázaro Ramos, Deborah Secco, Matheus Nachtengaele, Drica Moraes, Edmilson Barros, Daniel de Oliveira, Leandra Leal e Fernanda de Freitas. No primeiro episódio, intitulado Espelho, Mona (Deborah Secco) decide ir à igreja confessar-se, pois não é feliz no casamento com Tofano (Nachtengaele). Ao conversar com o padre Masetto (Lázaro Ramos), descobre não apenas que ele é um falso padre, mas que também nutre sentimentos por ela. Como seu casamento fora celebrado pelo impostor, isso significa que ela está livre para entregar-se ao novo romance. Sua alegria, no entanto, desperta o ciúmes de Tofano, que então manda seu empregado Calandrino (Edmilson Barros) vigiá-la.

Drica Moraes e Lázaro Ramos

Calandrino e sua esposa Tessa (Drica Moraes) só têm um sonho na vida: um espelho maior para o quarto de casal. E eles estão com sorte, pois a tímida Isabel (Leandra Leal) quer se livrar do seu, porque o marido Filipinho (Daniel de Oliveira) a espiona pelo reflexo. Depois de efetuarem a troca, Calandrino e Tessa continuam insatisfeitos. Será preciso desfazer o negócio, mas de forma que ainda possam lucrar com a nova transação.

Essa confusão é toda narrada em verso, o que representou um desafio para a criatividade de Furtado e um tormento para o trabalho de memorização dos atores, pois o texto não aceita improvisação. Além da linguagem poética, o público poderá apreciar a beleza das locações nos municípios de Farroupilha e Garibaldi, na serra gaúcha.

Na terça-feira, dia 21, o elenco reuniu-se no Rio de Janeiro com Furtado, Guel Arraes, Ana Luiza Azevedo e Nora Goulartda, produtora da Casa de Cinema de Porto Alegre, para apresentar esse trabalho à imprensa e relembrar momentos das gravações. Furtado comentou, por exemplo, sobre o frio típico do sul. “Edmilson Barros estranhou um pouco, pois a temperatura mais baixa que ele já pegou foi de 17 graus, no rigoroso inverno de Caruaru (Pernambuco)”, ele brincou.

Jorge Furtado

Os próximos episódios em agosto serão nos dias 7 (O Vestido), 14 (O Abade) e 21 (O Ciúme). Neles, veremos Mona e Isabel disputando para ver quem tem o vestido mais bonito, a chegada de outro padre falso (interpretado pelo ator gaúcho Nelson Diniz), e a chegada da bela francesinha Belisa (Fernanda Freitas), que fará o coração de Filipinho bater mais forte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)