Frank Aletter (1926-2009) (com adendo)

Ator conhecido pela sitcom "Os Astronautas/It´s About Time", morreu no dia 13 de maio aos 83 anos vítima de câncer.

Nascido em 14 de janeiro de 1926, em Nova York, Aletter serviu o exército entre 1946 e 1948, atuando na Unidade de Forças Especiais na Alemanha. Logo após seu retorno aos EUA, iniciou seus estudos de arte dramática na New School for Social Research em Manhattan.

Lee Meriwether e Frank Aletter

Estreou na Broadway ainda na década de 50 quando substituiu o ator Eli Wallach na peça "Mister Roberts". Quando a peça ganhou uma versão cinematográfica, Aletter uniu-se ao elenco. Também esteve no filme "Tora, Tora, Tora", de 1970. Mas foi na televisão que Aletter fez sua carreira de ator, estrelando e fazendo participações em dezenas de séries.

Em família

Como ator convidado esteve em "O Show da Lucy", "Hazel", "Além da Imaginação/Twilight Zone", "Meu Marciano Favorito/My Favorite Marcian", "Dr. Kildare", "Perry Mason", "Grindl", "O Fugitivo/The Fugitive", "Infeno nos Céus/12 O´Clock High", "Ben Casey", "Mod Squad", "Os Audaciosos/The Name of the Game", "Centro Médico/Medical Center", "O Jogo Perigoso do Amor/Love, American Style", "Nanny/Nanny and the Professor", "F.B.I.", "Maude", "Têmpera de Aço/Ironside", "Mash", "Adam-12", "Planeta dos Macacos", "Cyborg- O Homem de Seis Milhões de Dólares", "Kolchack", "Mannix", "S.W.A.T.", "Marcus Welby", "O Homem Invisível/The Invisible Man", "Petrocelli", "Cannon", "Emergência", "The Quest", "Switch", "A Mulher Biônica", "Projeto U.F.O./Project U.F.O.", "Columbo", "Police Woman", "Dan Shay/David Cassiy - Man Undercover", "A Ilha da Fantasia", "O Barco do Amor", "Lou Grant", "Um é Pouco, Dois é Bom, Três é Demais/Three´s Company", "Chip´s", "Quincy, Corpo de Delito", "Automan", "Carga Dupla/Simon & Simon", "Assassinato por Escrito/Murder She Wrote", "Hotel", "Duro na Queda/Fall Guy", "Supergatas/The Golden Girls", "Dallas", "Carro Comando/T.J.Hooker", e "Matlock", entre outros.

"Bringing Up Buddy"

Aletter esteve no elenco principal de três sitcoms: entre 1960 e 1961 integrou a série "Bringing Up Buddy", com 34 episódios, no qual interpreta um jovem que vai morar com duas tias. Entre 1966 e 1967 Aletter esteve em "Os Astronautas/It´s About Time", sobre dois astronautas que viajam no tempo e vão parar na época dos homens das cavernas. Depois, entre 1964 e 1965 estrelou a sitcom "The Cara Williams Show", na qual interpreta um divorciado que se apaixona pela colega de trabalho, com quem mais tarde se casa. Mas de acordo com a política da empresa, funcionários não podem se casar entre si. Então ambos precisam manter o casamento em segredo.

Adendo: o ator também esteve no elenco de "Ilha do Perigo/Danger Island", segmento do programa "The Banana Splits Adventure Hour", de 1968, no qual interpretou o prof. Irwin Hayden. Na história, Hayden, sua filha e seu assistente (Jan-Michael Vincent), procuram pelo irmão desparecido do professor e pela cidade perdida de Tobanya. Eles então são atacados por piratas que buscam um tesouro na ilha, que estaria enterrado na cidade perdida.


"Os Astronautas/It´s About Time"

Em 1958 Frank Aletter casou-se com a ex-miss America e atriz Lee Meriwether, de "Túnel do Tempo", com quem teve duas filhas, a atriz Kyle Aletter, e a dublê Lesley Aletter. O casamento terminou em divórcio em 1974. O ator voltou a se casar em 1984, com Estella Gelerter Hodes, que já tinha duas filhas, Alix e Julia Hodes, e com quem permaneceu casado até a data de sua morte.

Video: Entrevista com Frank Aletter em 2007, com a presença de Lee Meriwether



Video: Cenas de "Os Astronautas"



Video: "A Ilha do Perigo"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Os Três Patetas no TCM