Dom DeLuise (1933-2009)

O comediante Dom DeLuise faleceu na madrugada do dia 4 de maio enquanto dormia. O ator tinha 75 anos e estava internado em um hospital de Los Angeles por problemas respiratórios e falhas nos rins.

Nascido no dia 1º de agosto de 1933, no Brooklyn, Nova York, Dom DeLuise era descendente de italianos. Formou-se em artes cênicas e começou a trabalhar como comediante em bares. Chegou na televisão na metade dos anos 50 com participações no programa "Tinker´s Workshop", de 1954.

A partir da década de 60 fez participações em séries como "Os Monstros/The Munsters", "Please Don´t Eat the Daisies", "A Garota da UNCLE", "Nós e o Fantasma/The Ghost and Mrs. Muir", "Medical Center", "Histórias Maravilhosas/Amazing Stories", "Anjos da Lei/21 Jump Street", "Diagnosis Murder", "Um Amor de Família/Married with Children", "Seaquest", "A Lei de Burke/Burke´s Law", "Barrados no Baile/Beverly Hills 90210", "3rd Rock From the Sun", "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira", entre outros.

Como Urgo e Togar em "Stargate SG1"

Seu último trabalho em séries de TV foi em "Stargate SG1", na qual interpretou dois personagens Urgo e Togar, no episódio "Urgo".

Em 1966 fez uma participação no programa de variedades "The Dean Martin Show", que lhe valeu novos convites, tornando-se semi-regular na produção. Em 1968 ganhou seu próprio programa humorístico, o "The Dom DeLuise Show". Entre 1987 e 1988 voltou a ter um programa próprio, com o mesmo título do anterior. Entre 1991 e 1992 apresentou o programa "Candid Camera". O ator também dublou vários personagens de desenhos animados, entre eles "Hércules", "O Laboratório de Dexter", "A Vaca e o Frango" e "Duckman", entre outros.

Em "A História do Mundo Parte 1"

Chegou aos cinemas na década de 60, ficando famoso em seis comédias dirigidas por Mel Brooks, entre eles "A História do Mundo Parte 1", e em seis filmes estrelados por Burt Reynolds na década de 70, entre eles "Quem Não Corre Voa" e "A Última Casa Suspeita do Texas". Seu trabalho mais recente no cinema foi o filme "Horrorween", comédia de horror que ainda conta com as participações de William Shatner, Johnny Whitaker, Kathy Garver, ambos de "Um Caso de Família/Family Affair", e ainda Alice Cooper.

Em 1965 Dom DeLuise casou-se com a atriz Carol Arthur, com quem trabalhou em seu primeiro programa humorístico. O casal teve 3 filhos: Peter, Michael e David DeLuise. O primeiro ficou famoso com a série "Anjos da Lei", atualmente é ator, diretor, produtor e roteirista; o segundo é ator, tendo integrado o elenco das séires "Seaquest" e "Brooklyn South", além de participações em outras produções; o terceiro é ator que integrou o elenco de séries como "Jesse", "3rd Rock from the Sun" e atualmente está em "Wizards of Waverly Places".

Com os filhos, David (E), Peter e Michael (D)

Dom DeLuise trabalhou em várias ocasiões com seus filhos, como atores ou diretores. Os quatro apareceram juntos em um episódio de "3rd Rock from the Sun". A família toda, incluindo a esposa, foi vista também nos filmes "Happy" e "Hot Stuff". No episódio de "Stargate SG1", na cena em que o personagem de Dom DeLuise, Urgo, se transforma em outra pessoa, é seu filho Peter DeLuise, que dirigiu o pai no episódio.

Desde o final da década de 80 que o ator dedicava-se, também, a escrever livros. Publicou várias obras infantis e culinárias.

Dom DeLuise em "The Dean Martin Show", participação que lhe rendeu novos convites


Em "A História do Mundo"


Em "Stargate SG1"



Comentários

Rubens disse…
A comédia perde um grande comediante... :-(

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Os Três Patetas no TCM