Combate ao Fumo

Jornada nas Estrelas faz sua parte

Um esforço conjunto do LA County Department of Public Health, The American Medical Association Alliance e The California Youth Advocacy Network está tentando eliminar completamente o fumo nos filmes direcionados aos jovens. Por isso, estas instituições estão marcando os estúdios que expõem os jovens a imagens com fumo, veiculando outdoors móveis por toda a Hollywood com sua mensagem antifumo, e encorajando os jovens a contatar os estúdios para expressar sua preocupação.

Com a ajuda do Facebook, as instituições estão dando notas aos estúdios através do Facebook Score Card. Entre as produções que merecem os parabéns está Jornada nas Estrelas. Na realidade essa é uma grande conquista, se nos lembrarmos que nos anos 60, quando a série foi lançada, fumar era considerado um hábito elegante e não prejudicial à saúde, e as empresas de cigarro eram as que mais investiam na televisão.

William Shatner como Capitão Kirk fumando
em intervalos de gravações da série
Jornada nas Estrelas nos anos 60

Em 1952, com a publicação de uma série de artigos sob o título Cancer by the Carton, da Reader’s Digest, essas empresas contra-atacaram os estudos médicos utilizando atores bonitos e adorados pelo público, que endossavam o hábito de fumar.

Porém, com a continuidade dos estudos e a divulgação de pesquisas, aos poucos a TV, bem como o cinema, tiveram que se adaptar à nova tendência e reduzir o uso do fumo gradualmente. Assim mesmo, parece que essa batalha ainda deve continuar, pois muitos acham que campanhas como a que está sendo feita no Facebook na verdade são detrimentosas ao próprio esforço de combater o fumo, já que muitas vezes os personagens apresentados nos filmes representam o lado negativo do hábito.

Os defensores da campanha afirmam que sua preocupação é com o uso indiscriminado do hábito e garantem que essas imagens realmente levam os jovens ao vício. Os vídeos abaixo mostram como até mesmo seriados familiares ou desenhos infantis eram usados na divulgação do cigarro.

Os Flinstones fazendo propaganda de cigarro nos anos 60
Lucille Ball e Desi Arnaz de "I Love Lucy"
fazendo propaganda de cigarros nos anos 50

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)