Harry Harris Jr. (1922-2009)

Diretor de séries produzidas entre os anos 60 e 90, Harry Harris Jr. faleceu no dia 19 de março aos 86 anos de idade vítima de complicações de mielodisplasia, um distúrbio sangüíneo causado pelo funcionamento inadequado das células-tronco da medula óssea, responsáveis pela formação dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas do sangue.

Nascido no Kansas no dia 8 de setembro de 1922, mudou-se para Los Angeles em 1937 onde arrumou emprego como entregador de correspondências nos estúdios da Columbia Pictures. Logo se tornou estagiário de editor de som e posteriormente assistente de editor de efeitos especiais. Durante a 2ª Guerra Mundial foi contratado pelos estúdios de Hal Roach, no qual seu supervisor, o ator Ronald Reagan o contratou para editar o som e efeitos de filmes de treinamentos e combates produzidos por eles.

Michael Rennie em cena do episódio
"O Estranho Colecionador", da série "Perdidos no Espaço".
Harris foi o diretor da segunda parte da história.


Depois da guerra Harris foi trabalhar na Desilu Productions, onde iniciou como assistente de editor de filmes. Seu primeiro trabalho como diretor foi com a série "Official Detective", de 1957, seguida de "Sheriff of Cochise", "O Texano", "Wanted: Dead or Alive", com Steve McQueen, "Tales of Wells Fargo", "Rawhide", "Cidade Nua", "Daniel Boone", "Perry Mason", "O Marcado", "Gunsmoke", "Missão: Impossível", "Perdidos no Espaço", "Túnel do Tempo", "Viagem ao Fundo do Mar", "Terra de Gigantes", "Hondo", "Bonanza", "Havaí 5-0", "Adam-12", "O Homem de Virgínia", "O Jogo Perigoso do Amor", "Kung Fu", "Shaft", "Gibsville", "Hunter", "O Homem do Fundo do Mar", "Oito é Demais", "Os Waltons", "Dallas", "Fama", "Cagney & Lacey", "Jogo Duplo", "Jake & McCabe", "Magnum", "Profissão: Perigo/McGyver", "Dra. Quinn", "Barrados no Baile" e "7th Heaven", entre outras.

Além das quatro séries produzidas por Irwin Allen nos anos 60, Harris também dirigiu o telefilme "A Família Robinson", que geraria uma série de TV nos anos 70 a qual contou com a atriz Helen Hunt no elenco. Também dirigiu a minissérie "Alice nos País das Maravilhas", produzida por Allen nos anos 80. Em 1982 ganhou o Emmy por um episódio da série "Fama", depois de ter sido indicado por seu trabalho em "Os Waltons".

Harris era casado e deixa duas filhas, Joanne e Suzanne, além de um filho adotivo, Michael Daruty, executivo da rede NBC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Manuel Padilla Jr. (1956-2008)