Academia Amplia Para Seis os Indicados ao Prêmio Emmy



Será que a produção de séries está tão boa assim? Por quanto tempo? A Academia de Artes e Ciências Televisivas acredita que a qualidade das produções da TV deverá se manter por tempo indeterminado, tanto que anunciou ontem, quarta-feira, a decisão de ampliar de cinco para seis o número de indicados nas dez principais categorias do prêmio Emmy.

Segundo o presidente da Academia, John Shaffner, as razões para esta mudança após 61 anos de existência se deve ao fato de que vários indicados dos últimos anos passaram por empates. A Academia acredita que um número cada vez maior de produções e atores vêm conquistando desempenhos que justificam sua participação na lista, mas que acabam perdendo a oportunidade pelo número limitado de indicações.

Será que ampliar para apenas seis indicados a questão será resolvida? Não seria melhor o Emmy voltar a ser como era em seu início: com número de indicações aberta, ou com um número mínimo de concorrentes? Afinal, nem todo ano existem indicados suficientes e, em outros casos, existe um número maior de produções que merecem ser indicadas do que apenas seis.

A entrega do prêmio Emmy iniciou em 1948 com apenas seis categorias. No ano seguinte já contava com 11 e em 1950 chegou a 15. Nos dois primeiros anos o número de indicados era aberto. As categorias variavam entre três e dez indicados.

Foi a partir de 1950 que se estabeleceu o número de cinco concorrentes por categoria. Sendo que todos os membros (na época 400) indicavam os concorrentes, mas apenas um grupo seleto de representantes de cada categoria escolhia o vencedor. Exepcionalmente em 1958 os indicados voltaram a ser abertos, entre quatro e seis por categoria principal. Desde então, vez por outra, alguma categoria recebe seis indicados.

Agora, oficialmente, as categorias ampliadas para seis concorrentes são: série dramática, série cômica, ator e atriz de série dramática, ator e atriz de série cômica, e atores coadjuvantes em ambos os gêneros.

Em 16 julho serão anunciados os indicados ao prêmio Emmy de 2009, sendo que a cerimônia de entrega será realizada em Los Angeles no dia 20 de setembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)