Eartha Kitt (1927-2008)

A atriz e cantora faleceu hoje, dia 25 de dezembro, aos 81 anos. Eartha lutava contra um câncer de cólon. Apesar da doença, continuou trabalhando até o mês passado quando gravou um especial para o canal público PBS de Chicago, o qual deverá ser exibido em fevereiro de 2009.

Nascida Eartha Mae Kitt em 17 de janeiro de 1927, na Carolina do Sul. Filha de mãe afro-americana que trabalhava em uma plantação de algodão, Eartha revelou à imprensa, quando ficou famosa, que nasceu após sua mãe ter sido violentada pelo filho do dono da fazenda, homem branco de descendência alemã.

Criada por Anna Mae Riley que dizia ser sua mãe, Eartha mudou-se para Nova York após ter sido mal tratada por várias familias com as quais conviveu durante a infância. Com a morte de Anna Riley, Eartha passou a viver com sua tia Mammie Kitt, que a atriz acreditava ser sua mãe biológica.

Eartha iniciou sua carreira de cantora em 1948 integrando o Katherine Dunhan Company, uma companhia de artistas, cantores e dançarinos negros. Em 1950, Orson Welles a escalou para o papel de Helena de Tróia na montagem de "Dr. Faustus". Eartha chegou à TV em 1954 com participações em Teleteatros e programas de variedades. Em 1965 iniciou suas participações em séries de TV, como "A Lei de Burke", "Os Destemidos" e "Ben Casey". Mas ela é mais lembrada pelos fãs de séries como a substituta de Julie Newmar na série "Batman".

Com a entrada da personagem Batgirl, a produção da série "Batman" escalou uma nova atriz para interpretar a Mulher-Gato, personagem que tinha uma relação não resolvida com o herói. Eartha Kitt foi a escolhida ficando famosa como a mulher-gato negra. Algo que não agradou os fãs na época.

Ao longo dos anos, teve participações em séries como "The Protectors", "Police Woman", "Miami Vice", "New York Undercover", "Living Single", e o desenho "American Dad", entre outras. Entre seus trabalhos mais recente está o desenho "A Última Onda do Imperador", no qual seu rosto também serviu de inspiração para o traço da personagem Yzma.

Eartha casou-se em 1960 com William O. McDonald, do ramo imobiliário, com quem teve uma filha, Kitt McDonald, e de quem divorciou-se em 1965.

"A Última Onda do Imperador"

Em 1956, publicou sua primeira autobiografia, "Thursday´s Child". A segunda autobiografia foi lançada em 1976 sob o título de "Alone with Me" e, a terceira, saiu em 1989 sob o título de "I´m Still Here: Confessions of a Sex Kitten".

Sucesso na Broadway, Eartha gravou vários álbuns ao longo de sua vida, sendo mais conhecida pela música "Santa Baby".

A atriz e cantora tem um site oficial e um fã clube na Internet.

Eartha Kitt como a Mulher-Gato na série "Batman"



Eartha cantando "C´est Si Bon"


Eartha cantando "Santa Baby" em 2006

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Sharona Reencontra Monk

The Heavy Water War, Minissérie Norueguesa Retrata Missão Histórica na 2ª Guerra Mundial