SAG Pede Reunião com a AMPTP
O Sindicato dos Atores de Cinema - SAG pediu uma reunião com alguns representantes da Alliance of Motion Picture & Television Producers - AMPTP a qual se realizará amanhã, quarta-feira, dia 16 de julho.Representantes do AMPTP concordaram com a reunião, mas apenas com o objetivo de ouvir o que o SAG tem a dizer. Os produtores ainda esperam que o SAG aceite a mesma proposta oferecida ao AFTRA, Sindicato dos Atores de Rádio e Televisão, na qual foi oferecida uma compensação financeira para os trabalhos lançados em DVD, Internet e outras mídias, além da propaganda agregada à trama.
Esses são os ítens que vinham emperrando as negociações com todos os sindicatos e promoveram a greve dos roteiristas no ano passado. Para evitar uma segunda e prolongada greve, AFTRA aceitou a compensação ao invés de insistir na negociação de uma percentagem como o SAG queria.
O AMPTP reafirmou junto à imprensa que sua oferta de compensação é a final e que não irá proceguir com nenhuma negociação, exigindo do SAG que a proposta seja levada à votação de seus membros. Ao todo, são 120 mil membros, muitos dos quais trabalham na televisão e no cinema.
Esta será a primeira reunião entre as duas entidades desde o dia 30 de junho quando o contrato entre ambos terminou. Se o SAG aceitar a proposta até o dia 15 de agosto, os termos do novo contrato serão retroativos até o dia 1º de julho.
Atores como Dennis Hopper e Ed Asner, da sitcom "Mary Tyler Moore", este, ex-presidente do SAG, declararam-se junto à imprensa a favor de uma greve, alegando que há três anos, quando o sindicato renovou o atual contrato, já havia recuado em relação à uma percentagem aceitável sobre a venda de filmes e séries em Video Home.
Comentários