Contrato de Atores Termina na Segunda
As negociações entre produtores e sindicatos dos atores de Hollywood têm até segunda-feira para chegar a uma decisão. No dia 30 de junho termina o contrato vigente e o impasse das negociações poderão levar a uma nova greve de atores. A última foi em 1980 e durou, aproximadamente, quatro meses, resultando em demissões e cancelamentos de séries em produção na época, como foi o caso de "O Incrível Hulk".
Existe a possibilidade de se fazer um acordo para estender a duração desse contrato para um mês, ou uma semana, ou mesmo dia-a-dia, com o objetivo de se evitar uma greve. No entanto, os sindicatos dos atores não parecem inclinados a isto. O final do contrato atual e o impasse em uma resolução para que o contrato seja renovado não significa que uma nova greve será deflagrada de imediato, mas que os sindicatos poderão votar junto a seus membros a possibilidade ou não de greve.
O maior problema no entanto é a briga que existe entre o SAG, Sindicato dos Atores de Cinema, e o AFTRA, Sindicato dos Atores de Rádio e TV, que até este ano negociavam em conjunto com os produtores e agora estão cada um por si. Enquanto que o primeiro não consegue chegar a nenhum acordo com os produtores, o segundo já tem um acordo preliminar em andamento. O problema é que o AFTRA tem menos membros que o SAG, além do fato de que muitos atores aliados ao SAG, hoje trabalham na TV.
Assim, mesmo que o AFTRA chegue a um acordo com os produtores, não significa que todos os atores que trabalham na TV possam continuar atuando, pois pertencem ao SAG. Sendo que o acordo preliminar do AFTRA cobre apenas os trabalhos relacionados às séries e filmes exibidos no horário nobre americano. De qualquer forma, o SAG tem feito campanha para que os atores sindicalizados com o AFTRA recusem este acordo preliminar.
Por garantia, as emissoras estão desde o início do ano correndo com a produção de episódios de suas séries para que possam ter em estoque um material inédito para ser exibido na estréia da nova temporada, em setembro, e na mid-season de janeiro de 2009. Quanto aos estúdios, os filmes em produção tiveram seus cronogramas organizados para que as filmagens encerrassem até o dia 30 de junho.
Comentários