André Valli (1945-2008)


O ator famoso por interpretar o Visconde de Sabugosa na versão global dos anos 70, morreu hoje em seu apartameto no Rio de Janeiro aos 62 anos de idade vítima de câncer.

André Valli nasceu no dia 12 de julho de 1945 em Recife. Iniciou sua carreira artística em novelas para a rádio local. Mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha 18 anos para estudar e fazer teatro. Seu primeiro trabalho nos palcos foi a peça de Chico Buarque, "Roda Viva". Depois foi para São Paulo fazer a peça "Galileu Galilei", de Zé Celso, que se tornou um grande sucesso de crítica. O ator voltou ao Rio cinco anos mais tarde para participar da montagem "A Vida Escrachada", de Bráulio Pedroso, com Marília Pera.

André manteve-se estável com uma carreira no teatro, tornando-se assistente de direção de Marília Pera em "O Reverso da Psicanálise" e dirigindo musicais estrelado pela atriz, como "Elas por Ela", "Charity, Meu Amor", entre outros.

Estreou no cinema em 1974 com o filme "Lobisomen", seguido de "As Mulheres Fazem Diferente" com Vera Fisher e Sandra Barsotti. Seu último trabalho nas telas de cinema foi "O Vestido de Noiva", de 2006. Paralelamente ao cinema e ao teatro, André integrou o elenco de mais de 20 novelas, entre elas "O Cafona", "O Bem Amado", "Escrava Isaura", entre outras, sendo a mais recente "Vidas Opostas", da TV Record, de 2004.

Esteve também nas minisséries “Hoje é Dia de Maria” e “Hoje é Dia de Maria 2”(2005) mas seu mais famoso trabalho foi e será o de interpretar o Visconde de Sabugosa na versão de 1977 da Rede Globo.

Da obra de Monteiro Lobato, esta série, com histórias divididas em vários episódios, marcou uma geração de telespectadores que a apontam, ainda hoje, como a melhor versão dos livros de Lobato para a TV. André Valli interpretou o personagem, um sabugo de milho intelectual e apaixonado por uma boneca de pano, a Emília, com sinceridade e sutileza que tornaram o personagem engraçado e, ao mesmo tempo, romântico.

André Valli será velado no Teatro Villa Lôbos, em Copacabana, na Zona Sul do Rio a partir das 13hs. Seu corpo será transladado para o Recife, cidade onde nasceu, para ser enterrado no sábado.

Comentários

audiebronson disse…
Fiquei triste com o falecimento do andre valli.Eu fiz parte de uma geraçao que cresceu nos anos 70 e assistia o sitio do pica pau amarelo.Aproveito para fazer uma pergunta para o blog tv series,se existe projeto de lançar o sitio do pica pau amerelo dos anos 70 em dvd,ou se ja foi lançado em vhs?
Fernanda Furquim disse…
oi José. Também fiquei bem triste com a partida dele. Uma parte de nossas infâncias, não é? Adorava o Sítio dos anos 70 e espero com muita ansiedade que a Globo se sensibilize e disponibilize o que eles tiverem guardado dessa produção. O problema é que eles não avisam com antecedência. Ficamos sabendo quase que em cima da hora, quando o produto já está chegando na prateleira. E, até o momento, não há nada em vista.
Unknown disse…
Fiquei triste. Lembro-me de como chorei com o episódio a morte do Visconde. O sítio marcou a infância de muita gente, era um programa cativante que deixou muita saudade. Lançá-lo em dvd seria um presente para nós fãs.

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Sharona Reencontra Monk