Disney Leva O Cavaleiro Solitário de Volta ao Cinema


Os roteiristas Ted Elliott e Terry Rossio, responsáveis por "Piratas do Caribe", "Shrek" e "A Marca do Zorro", têm agora uma nova e árdua tarefa: escrever o roteiro que irá levar "O Cavaleiro Solitário" de volta ao cinema. A produção está à cargo dos estúdios Disney e de Jerry Bruckheimer, produtor de séries como "CSI", "Cold Case" e "Whitout a Trace".

O sucesso do personagem criado para o rádio garantiu-lhe passagens pelos quadrinhos, televisão e cinema. A primeira incursão do Cavaleiro Solitário no cinema foi no formato seriado, produzido pela Repbulic Pictures no final dos anos de 1930.

Criado por George W. Trendle e Fran Striker, "The Lone Ranger" (seu título no original) estreou em uma rádio de Detroit, Michigan, em 30 de janeiro de 1933 e teve um total de
2.956 episódios. O personagem chegou à TV em 1949, como uma série infantil, estrelada por Clayton Moore e Jay Silverheels. Uma disputa contratual afastou Moore da série, sendo substituído por John Hart que esteve em 54 episódios dos 220 produzidos. Após o cancelamento da série em 1957, o personagem voltou para o cinema em filmes também interpretado por Moore.

O sucesso do programa de rádio gerou uma spin-off batizada de "O Besouro Verde", cujo personagem Britt Reid seria descendente do Cavaleiro Solitário. Esta série também chegou à TV, em 1966, estrelada por Van Williams e Bruce Lee.

O Cavaleiro Solitário é um patrulheiro do Texas, os famosos Texas Ranger, chamado Reid (no início não existia um primeiro nome). Durante uma pesguição a uma quadrilha, ele e os demais patrulheiros são massacrados pela gangue. À beira da morte, Reid é encontrado por seu amigo de infância, um índio chamado Tonto, que o ajuda a se recuperar. Ele então decide vingar a morte de seus amigos. Reid é considerado morto e em seu lugar nasce o Cavaleiro Solitário. Um homem mascarado que em um cavalo branco chamado Silver, leva a justiça ao velho oeste utilizando uma máscara preta, um revólver que dispara balas de prata e o nome que, em português, foi chamado de Zorro.

O personagem ainda teria outras incursões na TV, como dois desenhos animado, um da Halas and Batchelor Cartoon Films, em 1966, e outro da Filmation, em 1980. Também teve dois pilotos de uma nova série que não chegaram a ser produzidas, um em 1961 com Tex Hill, e outro em 2003, com Chad Michael Murray. Dizem que foi produzido nos anos de 1930 um curta-metragem animado com o personagem, que apresentava os diálogos em forma de balão, como uma história em quadrinhos. Mas essa informação é contraditória. Um ano antes de chegar à TV a Dell Comics lançou as histórias do personagem nos quadrinhos, com 145 edições. Ao longo dos anos, outras editoras publicaram histórias com "O Cavaleiro Solitário".

(biografia do ator Clayton Moore foi publicada na edição nº27 da revista TV Séries).

Comentários

Rubens disse…
Besouro Verde não é um spin-off de Batman? O personagem nao apareceu primeiro no seriado do Morcego, e só então foi para um seriado próprio?
Fernanda Furquim disse…
oi Rubens, O Besouro Verde surgiu no rádio. Os produtores do Batman queriam uma nova série e levaram então o personagem para a TV e o introduziram ao público através da série Batman. A produção da TV pode ser considerada sim uma spin-off do Batman em função disso. Mas, originalmente, a série iniciou no rádio e o programa veio do sucesso do Lone Ranger.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)