TV na Internet
Agora que os roteiristas e produtores já chegaram a um acordo, o mesmo com os diretores e, levando-se em consideração que o contrato com os atores ainda não terminou, mas já está sendo renegociado, as emissoras começam a investir mais na Internet e nas novas formas de distribuição e exibição de suas produções.
A HBO associou-se ao You Tube para disponibilizar episódios inteiros de suas produções, totalmente gratuitos. "In Treatment", "The Wire", "Entourage", "Flight of the Conchords" (foto), "Extras", "Stand Up Comedy", "Def Comedy Jam", e "Real Time With Bill Maher" são alguns dos programas online. Os episódios serão exibidos sem comerciais. A inteção da HBO é estimular o telespectador a assinar o canal. Este serviço não está disponível para o Brasil.
Já a Disney-ABC Television Group está apostando no serviço Video-on-Demand - VOD. As séries terão distribuição via TV a cabo, afiliadas da rede e sites da Internet. Cada episódio terá cinco minutos de comerciais a cada uma hora, os quais não poderão ser "avançados" com a tecla fast-forward. O sistema também permitirá a quem distribuir incluir um comercial de 30 segundos para cada meia-hora de programa. Desta forma, a distribuição é gratuita, mas o telespectador terá o preço de "assistir" ao comercial que pagou para que o telespectador pudesse ter acesso ao material.
Entre as séries que serão disponibilizadas estão "Lost", "Desperate Housewives", "Grey’s Anatomy" e "Ugly Betty". Durante um período experimental do sistema, a rede constatou uma aceitação de 93% do público em relação à presença de comerciais nos VOD disponibilizados. Isso porque eles entenderam que esse era o preço "a pagar" por ter acesso gratuito ao programa. A pesquisa realizada também levantou que 27% do público que baixou os episódios nunca tinha assistido às séries oferecidas.
Já a CBS segue o caminho da NBC e disponibiliza séries de seu catálogo na Internet. "Jornada nas Estrelas", "Além da Imaginação", "Havaí 5-0", "Melrose Place", entre outras. Episódio inteiros e gratuitos sem comerciais disponíveis em sites da CBS e seus afiliados, da AOL, da Microsoft, da CNET Networks e da Comcast.
Comentários