Agora o Foco são as Negociações com os Atores

Com o fim da greve dos roteiristas, a indústria americana respira aliviada. Dos contratos de peso a ser renogociados, dois já foram: diretores e roteiristas. Agora só faltam os atores. Com um contrato que termina em junho, os Sindicatos dos Atores começam a se movimentar para ter suas propostas na mesa. No caso dos atores, as negociações serão feitas em separado: atores de cinema são representados pelo Screen Actors Guidl - SAG e, os atores de TV são representados pelo American Federation of Television & Radio Artists - AFTRA, sendo que alguns atores são inscritos nos dois Sindicatos.

Os líderes do Screen Actors Guild - SAG estão sendo precionados pelos grandes nomes da indústria (entre atores, produtores e outros sindicatos) para não complicar as negociações e evitar boatos de possível greve. Com uma campanha organizada por atores como Ben Affleck, Sally Field, Teri Hatcher, Charlie Sheen, George Clooney, Jason Alexander, Kevin Bacon, Kathy Bates, Maria Bello, Amy Brenneman, Helen Hunt, Diane Lane, Debra Messing, Kyra Sedgwick, David Strathairn e Rainn Wilson, o Sindicato está sendo precionado a negociar um acordo o mais rápido possível, ao invés de esperar o contrato terminar em 30 junho.

Essa campanha anti-greve iniciou há duas semanas quando o presidente do SAG, o ator Alan Rosenberg, da sitcom "Cybill", e o diretor nacional do AFTRA, Doug Allen, tornaram público seu desacordo com o contrato feito pelos Diretores com os Produtores. O SAG e o AFTRA acompanharam e apoiaram a greve do Writers Guild of America - WGA, deixando claro que o contrato firmado pelo Directors Guild of America - DGA, não seria utilizado como modelo.

A campanha anti-greve já resultou na ruptura entre SAG e AFTRA, que desde 1981 negociavam com os produtores em conjunto e, agora, será feita em separado. A ruptura também teve como causa as desavenças entre os dois Sindicatos. O SAG acusa o AFTRA de oferecer aos produtores contratos mais baratos para a produção da TV a cabo. Já o AFTRA acusa o SAG de ser inflexível e radical em suas negociações. O SAG tem reunião marcada para negociar seu contrato no início de março e, o AFTRA, inicia suas negociações no dia 31 de março.

Enquanto o SAG não chegar a um acordo, os produtores não irão se comprometer com a produção de novos títulos. Em vista da greve dos roteiristas, os estúdios andaram se preparando para uma possível greve dos atores. Desta forma, produziram vários filmes cujos roteiros já estavam aprovados e liberados, e guardaram para uma possível necessidade. Já para a televisão, os produtores querem acelerar o mais rápido possível a volta das produções de novos episódios das séries, para poder ter em estoque material novo no caso de uma greve de atores e técnicos.

O SAG, que representa apenas os atores que trabalham em cinema, tem 139.200 mil membros inscritos entre atores e dubladores (contagem de 2005), dos quais, dois terços ganham menos de mil dólares por ano e apenas um entre cinco atores ganham 7.500 dólares por ano. A campanha dos atores junto ao SAG pode interferir na qualidade das negociações e limitar o voto dos membros à aprovação de um contrato que devem ser aprovados por todos quer eles tenham trabalho ou não. Um dos problemas nas negociações que envolvem atores, é que uma média de 30% deles é representada por agentes que renegociam seus contratos e, apenas 23% necessitam de fato do Sindicato nas negociações de seus contratos.

O AFTRA, que representa não apenas atores, mas todo o pessoal técnico e jornalistas que trabalham na televisão e no rádio, tem 80 mil associados, dos quais, 40 mil também são associados ao SAG (contagem de 2005).

As duas últimas grandes greves envolvendo os atores ocorreu em 1980 quando a paralisação durou quatro meses dos quais resultaram um aumento de 32.25% no salário mínimo e 4.5% de aumento do lucro pago a atores pela venda de filmes de cinema para o pay-per-view.

A segunda grande greve ocorreu em 2000 pela qual os atores conquistaram um aumento de 140% na venda de filmes para Pay-Per-View. No entanto, essa greve gerou controvérsia e não recebeu o apoio pleno de seus membros. Durante o período de greve, 1.500 atores continuaram trabalhando. Alguns foram multados por isso.

Os acordos que estão sendo assinados nesse ano, ficarão valendo até o ano de 2011.

Entre os filmes previstos para esse ano, no mais tardar no ano que vem, estão as versões para o cinema de "Esquadrão Classe A", "A Ilha da Fantasia", "O Elo Perdido", "Jeannie é um Gênio", "Agente 86", "Sex and the City", "Speed Racer", "Jornada nas Estrelas XI", "Dallas" e "Thor". Além das refilmagens de "Barbarella", "O Incrível Sr. Limpet", "Porky´s", "O Dia em que a Terra Parou", "Viagem Fantástica", "As Viagens de Gulliver" e "O Monstro da Lagoa Negra".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Pioneiros no TCM

I Love Lucy Entre os Próximos Lançamentos em DVD (atualizado)

Fotos de Bastidores de Os Smurfs Revelam a Imagem de Gargamel