Sindicato de Roteiristas do Canadá se Manifesta

O Sindicato dos Roteiristas do Canadá divulgaram uma nota à imprensa na qual afirmam que continuam dando apoio à greve dos roteiristas americanos. Essa manifestação tem como motivo explicar a posição do Sindicato Canadense perante a corrida dos estúdios americanos ao Canadá em busca de projetos nos quais possam se associar. O mais recente foi a série "Flashpoint", que terá como co-produtora a rede CBS. A notícia dessa co-produção não "caiu bem nos ouvidos" do WGA, em greve há três meses.

Em sua declaração à imprensa, Maureen Parker, Diretora Executiva do Writers Guild of Canada, afirma que a participação da CBS na série é puramente como co-produtora e nada mais. O projeto não foi desenvolvido pela CBS e sim pela CTV com dinheiro canadense. A CBS entrou na fase final da pré-produção e, portanto, não configura uma série americana mesmo entrando para o elenco atores americanos como Enrico Colantoni.

"Seria projeto americano se ocorresse o contrário: se nós entrássemos para um projeto que foi desenvolvido nos EUA para suprir a falta dos roteiristas em greve", explica Parker em nota à imprensa. "Esta é uma série canadense e passou por todas as etapas necessárias para sua produção com apoio de governo, emissora e produtora canadense".

Parker manifesta o apoio do Sindicato Canadense à luta do Sindicato de Roteiristas Americanos, e reafirma que jamais permitiria que os roteiristas canadenses fossem usados para suprir a falta dos americanos em projetos americanos. O receio do Sindicato de Roteiristas do Canadá é que o fato seja mal interpretado pelo WGA que, posteriormente, poderia impor restrições ao trabalho de roteiristas canadenses nos EUA. O apoio do Sindicato Canadense iniciou com a greve dos americanos, chegando ao ponto de fazerem piquetes programados, em frente aos escritórios de produtoras americanas no Canadá.

A divulgação da participação da CBS na série canadense "Flashpoint" levantou dúvidas no Sindicato Americano que procura evitar que os estúdios substituam o trabalho dos roteiristas americanos por de outros países para levarem adiante projetos americanos. Em função da greve, as emissoras dos EUA começaram a fazer compras de produtos da Inglaterra, Canadá e Austrália, já prontos, para serem exibidos em sua programação caso seja necessário. Agora, iniciaram a altarnativa de co-produzir séries de outros países, entrando no projeto depois deles já terem sido aprovados e tendo sua pré-produção feita. Outra alternativa das emissoras para a greve, são os Reality Shows.

As filmagens da série iniciam em abril em Toronto. Estrelada por Enrico Colantoni (Just Shoot Me), Hugh Dillon (Durham County) e David Paetkau (Whistler). Essa é a primeira série canadense, desde "Rumo ao Sul/Due South", em 1994, que será exibida simultâneamente nos dois países em primetime.

Enquanto isso, o WGA assinou acordo com a Overture Films, associada à Liberty Media Corp. Quanto aos grandes estúdios, nem sinal ainda de um acordo. Segundo nota anterior, existem cláusulas no contrato entre estúdios e diretores que desagradam o Sindicato dos Roteiristas, e o Sindicato dos Atores, o que estaria dificultando um final para a greve que iniciou em 5 de novembro.

Comentários

Anônimo disse…
Acabou de sair no The Hollywood Reporter que a atriz Amy Jo Johnson, famosa pela série Felicity já está confirmada no elenco da série Flashpoint!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)