NBC Chega à Índia


Os americanos decidiram explorar a Índia, onde se faz mais filmes que na própria Hollywood. A produção cinematográfica da Índia é tanta que é chamada de Bollywood (Bombaim + Hollywood). Os filmes são, muitas vezes, produzidos direto para o DVD e vendido nas ruas. Um país com mais de um bilhão de habitantes, com 23 línguas oficiais - sendo o híndi e o inglês predominantes - tem um potencial comercial na área do entretenimento muito grande. Isso, é claro, chama a atenção dos americanos que não devem estar gostando de ficar para trás.

A televisão também está de olho nesse mercado e a rede NBC é uma das primeiras a esticar seu braço. Ela associou-se à NDTV Networks, pertencente à New Delhi Television, a terceira maior empresa de TV a cabo do mundo. Segundo pesquisas, a NDTV tem um potencial de crescimento que chega a 16% ao ano. Por isso, a NBC acertou um valor próximo de 150 milhões de dólares para uma participação inicial de 26% das ações da empresa. De acordo com o contrato assinado esse mês e divulgado pelo Variety, a NBC poderá aumentar para 50% sua participação após um período de dois anos.

A NDTV Network é um canal de notícias 24 horas, ela ainda abrange os canais NDTV Good Times, NDTV Imagine, de idioma hindi, e NDTV Emerging Markets, dedicado ao mercado financeiro. Também faz parte do acordo as empresas NDTV Convergence, de mídia digital, NDTV Labs e NGEN, uma joint venture da Genpact - Global Business Impact. O acordo entre as duas empresas internacionais também extende-se à Internet e telefonia móvel. Em 1998, a NDTV tinha feito acordo com Rupert Murdoch, da Fox, para o lançamento de um outro canal de notícias, o Star News. Mas após cinco anos, a parceria terminou em função de brigas relacionadas à independência editorial, ou seja, a Fox estava querendo controlar as notícias.

Essa associação com a NBC, transforma a NDTV em uma das empresas dominantes do mercado de entretenimento da Índia. Já para os americanos, o mercado internacional é um campo aberto a ser explorado. Tendo em vista que a globalização está permitindo a expansão dos meios de comunicação a nível internacional, a concorrência com o produto americano fica maior e o controle de mercado dificultado. Por isso mesmo, as empresas americanas estão se garantindo, através de acordos e co-produções com veículos estrangeiros, para que possam obter lucro e controle na expansão internacional de filmes e séries.

Além da rede NBC, também já aportaram na Índia a Viacom, associada à Paramount, que uniu-se em 2007 com a TV 18, formando a Viacom 18, além da Disney, que comprou 15% das ações da UTV Software Communications. Essas empresas estão fazendo companhia à Sony e à News Corp., que já estão na Índia há alguns anos.

Mas não é apenas na Índia que a Rede NBC está negociando. A empresa está ampliando suas operações também para a Europa e para o Japão. A NBC, de propriedade da General Electric Co, e associada à Universal, já gastou cerca de 1.5 bilhões de dólares desde agosto passado em compras de ações e no acerto de acordos. Muito embora a empresa já esteja na Europa, na Ásia e nos países Árabes, desde 1997 com o CNBC Europe, o CNBC Asia e o CNBC Arábia, canais de notícias, ela agora pretende associar-se a emissoras e produtoras locais na produção de outros tipos de programas.

No momento, estão negociando com uma empresa de TV a cabo da Alemanha e da Rússia. Aliás, quem já está na Alemanha é a Fox, que adquiriu 15% da TV Premiere por 416 milhões de dólares. A TV Premiere possui 15 canais a cabo de transmissão de filmes e programas esportivos, e é a primeira empresa alemã a oferecer TV digital via satélite e cabo. Na Inglaterra, as negociações da NBC estão sendo feitas junto às produtoras, já que o sistema de televisão inglês é fortemente controlado e protegido pelo governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Manuel Padilla Jr. (1956-2008)