DVD Sob Encomenda, uma Alternativa para Fãs de Séries e Filmes


A Sony é o primeiro estúdio a investir na distribuições de seus filmes e séries através do sistema DVD on Demand, ou seja, DVD Sob Encomenda. Funciona da seguinte maneira, a pessoa escolhe um título, que será prensado e vendido a ela, eliminando-se assim, a necessidade da empresa manter um estoque de milhares de unidade do produto. A produção de um disco, à medida que o título é encomendado por sites afiliados, talvez seja a solução para os fãs de séries e filmes clássicos, os quais são evitados pelas grandes distribuidoras. Isso, é claro, se souberem explorar o potencial do serviço.

A Sony associou-se à HP para a produção dos DVDs por Encomenda, de títulos antigos e clássicos. Embora a empresa não tenha divulgado quais títulos serão disponibilizados de seu vasto catálogo, com certeza, irão incluir aqueles que não valem a pena serem lançados em larga escala, entre eles: programas clássicos, filmes estrangeiros e independentes, programas religiosos, de culinária e eventos esportivos.

Os serviços da HP para o VOD (Video on Demand) foram disponibilizados a cerca de um ano e já conta com a participação de 40 provedores e digitalizadores, além de 5 mil títulos em acervo eletrônico.

O VOD surgiu em Hong Kong no início dos anos 90 pela Hong Kong Telecom. Por ser muito caro e pouco explorado, e ainda com baixa tecnologia, o serviço não deu lucro e a empresa o vendeu à Pacific Century Cyberworks no final dos anos 90, que também abandonou a idéia depois de um tempo. A Oceanic Cable, do Havaí passou a oferecê-lo como alternativa de programação. Ou seja, o telespectador escolhe o título que desejar assistir dentro das opções do canal. Atualmente, é um serviço comum em hotéis cinco estrelas.

Em 1998, a Kingston Communications, no Reino Unido, passou a comercializar os serviços do VOD, oferecendo-o não apenas pela TV a cabo, mas, também, via Internet. Em 2001, a Kingston Interactive TV já contava com 15 mil assinantes. Em 1999, foi a vez do HomeChoice explorar o VOD, chegando a 40 mil clientes (a empresa foi comprada pela Tiscali em 2006). Outras seguiram o mesmo caminho, as TVs a cabo Telewest, NTL (que virou Virgin Media), a Sky by broadband (da BSkyB), o iPlayer (da BBC), o 4 On Demand (do Channel 4), todos do Reino Unido. E ainda Anytime (Taiwan) e TransACT (Austrália).

A ReelTime (EUA e Austrália) já foi além. Ao invés de apenas possibilitar ao telespectador escolher que programa quer assistir (dentro do catálogo de títulos das empresas), ela passou, também, a oferecer títulos para aluguel (Download to Rent) e para venda (Download to Own), através do qual o cliente baixa o filme direto para o DVD, PC ou outro dispositivo portátil, e assiste. Quando alugado, o download é "apagado" após alguns dias. Quando vendido, ele permanece. Esse sistema está, atualmente, sendo testado pela HBO americana.

Já a Time Warner Cable, está lançando uma página na Internet para atender o público que busca por título através do VOD. Não se trata da compra, mas de assistir o programa/filme. Entre as ofertas para esse serviço estão títulos de alta definição, listados por categorias e acompanhados por um poster.

No Brasil, a Saraiva está com esse sistema disponível até o dia 15 de fevereiro. Mas oferece um único filme, "Poder Além da Vida", gratuitamente e disponível no PC por 15 dias.

A DVD World também está disponibilizando esse serviço, embora com pouquíssimos títulos, entre eles, "Ratatouille", "Zodíaco", "Treze Homens e um Segredo", "Homem-Aranha 3", "Uma Noite no Museu", "O Último Rei da Escócia", entre outros. Em relação à séries, somente "Lost", 3ª Temporada está sendo oferecido.

Segundo a Folha de São Paulo, a Moviemobz, também estará oferecendo esse serviço a partir do segundo trimestre de 2008 com uma lista de 200 títulos. O site ainda irá oferecer a possibilidade de agendar uma sessão de cinema e criar comunidades (os antigos cineclubes). Visto que um dos sócios da empresa é da Rain Network, as sessões de cinema que poderão ser agendadas estão restritas a títulos exibidos com a tecnologia digital Rain (são 149 salas no país).

Ultimamente, o VOD também está sendo utilizado pelos veículos publicitários. O comercial fica disponível para quem desejar saber mais informações sobre um determinado produto (carro, aparelho eletrônico, etc).

A distribuição que a Sony estará oferecendo, é uma variação do serviço que está sendo explorado até agora. Ou seja, ao invés de baixar e assistir o filme/série (seja na TV, seja na Internet, seja para locação, seja para venda), o cliente recebe o produto em casa (igual ao que se compra na loja) autorado pela distribuidora. A diferença está no fato de que ele foi prensado especialmente para essa venda e não para ser distribuido e exposto em lojas.

Comentários

Interessante esse DVD por demanda aí. Será que uma coisa dessas chegaria ao Brasil? Mas mesmo que chegue, acho que jogaria para as nuvens o preço de uma temporada de uma série qualquer.

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Manuel Padilla Jr. (1956-2008)