Evel Knievel (1938-2007)


O motoqueiro acrobata mundialmente famoso pelo nome de Evel Knievel morreu no dia 30 de novembro aos 69 anos. Capaz de saltar com sua mota sobre 13 carros, Knievel atraiu multidões a estádios para ver sua mais nova façanha. Seu sucesso o levou para a televisão em participações especiais e até inspirou a produção de um desenho animado pela Hanna-Barbera.

Nascido Robert Craig Knievel Jr, em 17 de Outubro de 1938, em Montana, foi criado por seus avós depois que seus pais se divorciaram. Ainda adolescente, largou os estudos e foi trabalhar em uma mineradora. O sonho de tornar-se um dublê surgiu quando tinha oito anos e assistiu a um show de dublês. No entanto, Robert passou sua juventude bebendo e provocando brigas que o levavam constantemente à cadeia. Foi na prisão que os guardas lhe deram o apelido de Evil, o qual ele adaptou para Evel e passou a utilizar profissionalmente a partir de 1965, quando finalmente conseguiu montar seu primeiro show de moto, o "Evel Knievel and the Motorcybles Daredevils".

Foi durante um show em 1967, em Las Vegas, que ele se tornou mundialmente famoso. No entanto, o resultado da acrobacia o levou para o hospital onde ficou um mês em coma, além de vários ossos quebrados, incluindo a bacia. Durante anos tentou convencer o governo americano para conceder-lhe o direito de realizar uma performance que o levaria a saltar o Grand Cannyon. Nunca conseguiu. No entanto, chegou a saltar o Snake River Canyon.

Em 1977, Knievel declarou falência, tendo que passar seis meses na prisão. Ele aposentou-se em 1981. Em 1983, teve novos problemas com o governo quando descobriram que ele devia 4 milhões de imposto de renda. Foi novamente preso em 1986 ao soliticar os serviços de uma prostituta.

Knievel foi casado duas vezes: Linda Joan Bork (1959–1986) e Krystal Kennedy (1999–2001), com quem continuou vivendo mesmo após o divórcio. Teve quatro filhos, sendo que o segundo, Robbie, também se tornou dublê e acrobata, repetindo o salto que o pai fez no Ceasar´s Palace em Las Vegas.

Ao longo dos anos 90, ele sofreu de vários problemas de saúde, entre eles, a hepatite C, problemas no pulmão, transplante de fígado, e dois derrames. Seis meses antes de morrer, Knievel renunciou ao seu famoso apelido, Evil/Evel, por ter se convertido ao cristianismo.

A fama do motoqueiro gerou uma produção de brinquedos e o levou a fazer uma participação na série "A Mulher Biônica", clássica, no qual ele ajuda Jamie em uma de suas missões. Knievel também teve um desenho animado inspirado em sua carreira, "Devlin, o Motoqueiro", produção de 1974 da Hanna-Barbera, com um total de 16 episódios. Na história, um jovem motociclista, Ernie Devlin, realiza acrobacias em um circo ambulante com a ajuda de seus irmãos mecânicos, Tod e Sandy. Entre um show e outro, eles resolviam casos policiais.

Abaixo, cenas das acrobacias de Knievel.


Abaixo, abertura do desenho animado "Devlin, o Motoqueiro"

Comentários

Dinilson disse…
Olá Fernanda. Vc não mencionou o filme sobre a vida dele estrelado por warren beaty, acho que dos anos 80.
Fernanda Furquim disse…
Não conheço o filme, Dinilson. Teria maiores detalhes?

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)