Charles Lane (1905-2007)
Presente em quase todas as séries produzidas nos anos 50 a 70, Charles Lane é aquele rosto que todo mundo já viu, mas poucos guardaram seu nome. Integrou o elenco de filmes e séries fazendo papéis de todos os tipos. O ator morreu aos 102 anos de idade no dia 9 de julho.
Charles Gerstle Levison nasceu em São Francisco no dia 26 de janeiro de 1905. No ano seguinte, sobreviveu ao terremoto que destruiu a cidade. Lane trabalhava como vendedor de seguros quando um amigo o convenceu a tentar a carreira de ator. Iniciou seus trabalhos no teatro, com peças de Shakespeare e Chekhov, e logo mudou-se para Hollywood onde iniciou sua carreira como figurante em 1931. Ao longo dos anos seus papéis foram crescendo.
Após quase duas décadas no cinema, Lane chegou à televisão. Amigo de Lucille Ball desde os tempos em que ambos eram figurantes na RKO, a atriz o levou para a TV como ator convidado em vários episódios de I Love Lucy. A partir daí, ele não parou mais. Fez em séries como Topper, Perry Mason, Além da Imaginação, A Família Buscapé, Maverick, O Pimentinha, Mr. Ed, Dobie Gillis, Agente 86, O Homem da UNCLE, Os Monstros, James West, Judd, O Fazendeiro do Asfalto, A Noviça Voadora, A Feiticeira, Nanny, Os Novatos, Rhoda, Família, Mork & Mindy, Lou Grant, Os Pioneiros, Nos Bastidores da Lei e muitas outras. Com certeza quem acompanha as séries de TV americanas já viu seu rosto dezenas de vezes.
No cinema, Lane esteve em filmes de Frank Capra como A Felicidade Não Se Compra, O Galante Mr. Deeds, A Mulher Faz o Homem, Esse Mundo é um Hospício e Do Mundo Nada Se Leva. Também esteve em Deu a Louca no Mundo, O Médico e o Monstro, e muitos outros. O ator aposentou-se quando completou 90 anos.
Fumante inveterado, Lane foi levado ao hospital em 1990 com dificuldades respiratórias. Quando o médico perguntou-lhe se ele ainda fumava, Lane respondeu: "Parei de fumar há 45 minutos atrás", e nunca mais fumou.
Em 1931, casou-se com Ruth Covell com quem teve dois filhos, Tom e Alice. Sua esposa morreu em 2002. Lane foi um dos fundadores do Screen Actors Guild, o Sindicato dos Atores, e da Academy of Television and Science. Em 2005, o TV Land Awards o homenageou como o mais antigo membro ainda vivo. Esse ano, um documentário sobre sua vida e carreira foi produzido sob o título de "You Know the Face".
Abaixo, homenagem do TV Land Awards aos 100 anos do ator em 2005
Comentários