Anima Mundi Iniciou Hoje com Palestra Sobre a UPA

O 15º Festival Anima Mundi teve início hoje no Memorial da América Latina em São Paulo. Na programação, exibição de 368 filmes animados de 41 países, palestras e oficinas sobre o gênero.

Entre as palestras que teve hoje, um destaque para a história da UPA, United Productions of America, um estúdio de animação que foi criado na década de 50 por ex-funcionários do estúdio Disney. Após uma greve em 1941 que exigia os direitos dos funcionários em se sindicalizarem, alguns deles foram demitidos. Como resultado, se uniram e criaram um novo estúdio. John Hubley, Zack Schwartz, Dave Hilberman e Stephen Bosustow, ex-animadores da Disney, buscaram patrocínio de sindicatos com o qual conseguiram produzir seus primeiros filmes. E assim, teve início uma produção de desenhos que se tornaram clássicos, como "Mr. Magoo".

Uma das grandes contribuições do estúdio foi promover a transição entre a produção essencialmente infanto-juvenil para a adulta, que veio a influenciar outras produtoras. Graças ao contrato que tinham com a Columbia, a UPA teve a oportunidade de produzir vários desenhos experimentais, como o desenho em 3D "The Tell-Tale Heart", de 1953, com base em um conto de Edgar Allan Poe.

O estúdio operou por 15 anos, vindo a fechar no final dos anos 50 quando sucumbiu a problemas administrativo e a caça aos comunistas promovida por Joseph McCarthy, visto que muito de seus integrantes era abertamente pró-comunistas.

Anima Mundi
De 11 a 15 de Julho
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda, São Paulo
Tel. 11.3823-4600
Ingressos a R$ 1,50 a R$ 3,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)