Charles Nelson Reilly (1931-2007)


O ator, intérprete do personagem Claymore Gregg na sitcom Nós e o Fantasma, morreu no dia 25 de maio, última sexta-feira, de complicações causadas por uma pneumonia, aos 76 anos de idade. Segundo seu parceiro, Patrick Hughes, com quem vivia desde 1980, a saúde do ator começou a declinar há um ano.

Reilly nasceu no dia 13 de janeiro de 1931, filho único de imigrantes, mãe sueca e pai irlandês. Aos 13 anos de idade, foi salvo de um incêncio em um circo que matou 168 pessoas. O ator iniciou sua carreira no teatro, passando para o cinema e a televisão ainda na década de 50. Na TV, teve participações nas séries, Carro 54, O Show de Patty Duke, Nanny (and the Professor), Lucy Show, O Casal McMillan, O Jogo Perigoso do Amor e muitas outras. Talvez as suas participações mais lembradas sejam as das séries Arquivo X e Millennium, nas quais interpretou José Chung.


Estrelou as séries Nós e o Fantasma entre 1968 e 1970, ao lado de Edward Mulhare, Hope Lange e Reta Shaw, todos já falecidos. Em 1971, interpretou o mágico do mundo dos chapéus na série infantil Lidsville.

Ator da Broadway, do cinema e da Televisão, vencedor do prêmio Tony e do prêmio Emmy, Reilly também era professor, diretor, produtor e escritor. Tendo sido dispensado no final dos anos 60 por ser assumidamente gay em uma época em que poucos atores tinham a coragem de fazê-lo, Reilly contava que ouviu de um executivo de uma emissora que "eles não aceitam bichas na TV". A despeito dessa afirmação, o ator voltou à televisão, tornando-se um grande sucesso por suas participações em game shows como o Match Game e Hollywood Squares, além de ter feito mais de 90 apresentações no Tonight Show, apresentado por Johnny Carson, todos da década de 70.

Durante cinco anos, até 2004, apresentou-se com o monólogo The Life of Reilly, uma peça autobiográfica na qual relata curiosidades sobre sua vida e carreira. O sucesso do espetáculo garantiu a produção de uma versão em filme em 2006.


Abaixo, abertura da série Nós e o Fantasma.


Abaixo, abertura da série Lidsville


Abaixo, cenas de The Life of Reilly

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)