Charles Nelson Reilly (1931-2007)
O ator, intérprete do personagem Claymore Gregg na sitcom Nós e o Fantasma, morreu no dia 25 de maio, última sexta-feira, de complicações causadas por uma pneumonia, aos 76 anos de idade. Segundo seu parceiro, Patrick Hughes, com quem vivia desde 1980, a saúde do ator começou a declinar há um ano.
Reilly nasceu no dia 13 de janeiro de 1931, filho único de imigrantes, mãe sueca e pai irlandês. Aos 13 anos de idade, foi salvo de um incêncio em um circo que matou 168 pessoas. O ator iniciou sua carreira no teatro, passando para o cinema e a televisão ainda na década de 50. Na TV, teve participações nas séries, Carro 54, O Show de Patty Duke, Nanny (and the Professor), Lucy Show, O Casal McMillan, O Jogo Perigoso do Amor e muitas outras. Talvez as suas participações mais lembradas sejam as das séries Arquivo X e Millennium, nas quais interpretou José Chung.
Estrelou as séries Nós e o Fantasma entre 1968 e 1970, ao lado de Edward Mulhare, Hope Lange e Reta Shaw, todos já falecidos. Em 1971, interpretou o mágico do mundo dos chapéus na série infantil Lidsville.
Ator da Broadway, do cinema e da Televisão, vencedor do prêmio Tony e do prêmio Emmy, Reilly também era professor, diretor, produtor e escritor. Tendo sido dispensado no final dos anos 60 por ser assumidamente gay em uma época em que poucos atores tinham a coragem de fazê-lo, Reilly contava que ouviu de um executivo de uma emissora que "eles não aceitam bichas na TV". A despeito dessa afirmação, o ator voltou à televisão, tornando-se um grande sucesso por suas participações em game shows como o Match Game e Hollywood Squares, além de ter feito mais de 90 apresentações no Tonight Show, apresentado por Johnny Carson, todos da década de 70.
Durante cinco anos, até 2004, apresentou-se com o monólogo The Life of Reilly, uma peça autobiográfica na qual relata curiosidades sobre sua vida e carreira. O sucesso do espetáculo garantiu a produção de uma versão em filme em 2006.
Abaixo, abertura da série Nós e o Fantasma.
Abaixo, abertura da série Lidsville
Abaixo, cenas de The Life of Reilly
Comentários